skip to Main Content

Resiliência

Diariamente vamos enfrentar acasos que nos tirarão da zona de conforto, sejam eles na área profissional ou pessoal. A forma que nos saímos destas situações é o que nos torna resilientes ou não. Mas o que é uma pessoa resiliente? É aquele indivíduo que consegue se adaptar aos infortúnios, conseguindo tirar o melhor de si mesmo e da situação, de maneira a sair da mesma forma como entrou ou ainda melhor.

Quer um exemplo claro de resiliência? Pense em uma plantação da café. Antes da colheita lá está ela, vigorosa, verde, cheia de frutos avermelhados, um verdadeiro colírio para os olhos. Após a colheita já não está mais assim, seja a colheita feita por maquinário ou mãos humanas, os pés de café chegam próximos à destruição total, com folhas rasgadas, galhos quebrados e quase totalmente depenados.

Muitos pensam que após a colheita do café o cafezal é substituído, pois visualmente acredita-se que a planta não terá mais condições de produzir, devido ao seu estado. Porém, no ano seguinte, temos uma surpresa… Lá estão os pés de café, maiores, completamente revigorados, com folhas brilhantes, galhos mais grossos e com seus frutos vermelho-cereja prontos para a colheita. Está aí um grande e claro exemplo de resiliência.

Conosco acontece a mesma coisa, para alguns a retirada da zona de conforto, o choque, a saída da rotina gera um impacto tão grande, que estas pessoas não voltam a ser o que eram antes, o cérebro age contra e é nesse momento que se iniciam a depressão, ansiedade e as demais doenças psicológicas que vêm assolando o mundo. A forma que lidamos com o imprevisto nos diferencia dos demais. O que tiramos de bom das situações ruins é o que irá nos tornar pessoas cada vez melhores a cada desafio.

No trabalho ou no mundo dos negócios sempre irá surgir algo para nos tirar da nossa zona de conforto. Em um primeiro momento teremos aversão à esta situação, pessoa, ou seja, lá o que for que tire o nosso sossego. Porém, averiguando a iminência de tal coisa, percebemos que tentar fugir é ainda pior, e com isso procuramos formas de tratar a situação, ou pelo menos, passar por ela da forma mais tranquila possível. Nos moldamos à esta situação, utilizamos nosso poder de camaleão para nos adequar ao que tanto nos incomodava no início. E no fim, após a tempestade, percebemos que estamos muito melhores, com uma habilidade a mais na caixa de ferramentas.

Não é a toa que existem pessoas que são obcecadas por desafios, a sensação de se superar tem um gosto muito diferente, o gosto da endorfina. Quando nosso corpo supera a dor física ou emocional, temos a liberação do hormônio da endorfina, que nos dá uma sensação de euforia, devido ao obstáculo derrubado. Há pessoas que gostam tanto desta sensação, que são caçadoras de desafios, buscando sempre se superar, atingir o objetivo estabelecido e ser agraciado com uma dose de endorfina.

Sempre teremos imprevistos em nossa vida, sempre acontecerá algo que não estava nos planos, isto é um fato e devemos nos conformar. Porém o que nos diferencia uns dos outros é a forma como lidamos com tais situações. Não importa o que o ambienta faça conosco, o importante é como iremos sair desta situação: mais fracos ou mais fortes…

Seja resiliente, busque seu melhor a cada dia e aumente ainda mais o poder da sua caixa de ferramentas de habilidades!

Bons negócios. De vida, aliás!

Erika Almeida

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top