skip to Main Content

Ambientes com Insalubridade Mental.

Todo trabalho seja em qualquer local, tem ou terão um ou mais graus de estresse, esse pode ser potencializado ou não, pelo ambiente que pode ser degradante, mal iluminado, sujo, com pinturas escuras, paredes ou teto mofados, sem ventilação, com piso quebrado, manchado, com máquinas ou aparelhos barulhentas, existem mais situações, estas coloquei apenas para fornecer uma direção ao seu pensamento.

As condições relatadas no parágrafo anterior, são de risco bem menor referente a que vou citar, imagine todos os dias levantar e passar uma parte importante da sua vida em um ambiente com pessoas tóxicas, essas conseguem sim, fazer uma bagunça na sua mente, no seu corpo e na sua vida.

O que seria uma pessoa tóxica? Poucos minutos ao lado dela são necessário horas para recuperar pois levam quase toda sua energia, todos os seus sonhos, desmancham os projetos, retira o sol e traz tempestades, são ásperas, ríspidas, e a alegria deles é a sua alegria transformada em tristeza, quanto pior, melhor.

Esses seres dispensáveis, apodrecem tudo que tocam, são na sua grande maioria bons ouvintes, mas que não colaboram em nada aliás usam tudo contra você, te mapeiam até conseguir saber como lhe atingir, criam histórias, situações apenas com intuito de depreciar, só de pensar neles já bate um baixo astral, cansaço anormal, dissimulados na sua própria escassez de vida abundante em tempo.

São vítimas de um mundo, fracassados com seus próprios projetos, alienados nos seus próprios desafios, frustrados com sua rota, com sua luta, com sua história, nem tentam mudar pois se tornaram enclausurados em sua própria arte de perder sem começar, sempre com o mesmo dilema: “ não tenho sorte, nada acontece comigo, é o outro, é o mundo, nasci no dia errado, não tive base familiar, não tive herança, cresci só, fui humilhado, sou diferente”, e por aí se vai lastimas, argumentos, desculpas, histórias fantasiosas que só pioram a cada capítulo, e as relações humanas, vazia.

Se não se atentar ficará igual e sem notar, pois essa mudança é silenciosa, suscinta, maquiavélica e extremamente eficaz, a maioria que vai nunca volta, fica vagando neste limbo achando que está bom e que as pessoas ou mundo ao redor que estão errados, é um trabalho de lavagem mental digno de um estudo profundo e conseguem fazer sem manual, sem treinamento.

Se a sua vida lhe obriga a viver e conviver com pessoas assim, se blinde, seja mais forte, esteja sempre preparado, nunca abaixe a guarda, evite dedicar muito tempo, não crie círculos ou vínculos, seja inteligente racionalmente, guarde sua emoção, e se sentir que não conseguirá vencer ou neutralizar, faça outro plano de vida e mude a rota, será muito mais feliz, mas se atente em não fugir do seu próprio desafio, pois não seria uma atitude que iria lhe agregar.

Essas pessoas nos ensinam muito, preste atenção, verá aprendizados válidos para uma vida inteira, e o mais importante será o que não fazer, fato que as atitudes já telegrafam uma derrota e não é isto que deseja.

Zele, lute, desenvolva e permaneça sempre ao lado de quem te energiza, te revigora, te fornece paz, alegria, segurança, bons pensamentos, boas sensações, enfim mostra a beleza que é viver com seus desafios diários e sem mídia negativa, apenas com atos que nos valorizam e nos engrandecem como pessoas e como time.

Bons negócios, de vida aliás!

Obermayer Júnio

This Post Has 2 Comments

  1. Parabéns por este artigo. Ele representa uma realidade diária vivida por milhões que sofrem e adoecem calados. Interessante aprofundar mais nesse assunto e levar para um grau maior de pesquisa.
    Parabéns

    1. Bom dia Leonardo, obrigado pelas suas considerações, realmente são muitos caindo por conta dessa minoria que detém o cargo, mas não tem competência de gerir pessoas. Estou com um projeto para aprofundar se for aprovado irei apresentar por aqui. Grato. Obermayer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top