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Os 4 Pilares

Quando se pretende iniciar um negócio, uma das primeiras coisas que o Empresário pensa é: Vou conseguir vender meu produto ou serviço? Com exceção das Organizações Sem Fins Lucrativos, a maioria das empresas foca sua atenção na estratégia de venda dos seus produtos ou serviços. Mas a venda é somente o primeiro dos quatro pilares que mantém uma empresa funcionando perfeitamente.

Não estou desmerecendo a venda de uma empresa, afinal, sem venda, sem faturamento, a empresa não vai pra frente. Porém, quando damos atenção somente a esse pilar, os demais acabam sendo esquecidos, e tendem a fazer com que a empresa decaia com o passar do tempo.

O segundo pilar que mantém a empresa em pleno funcionamento é a margem de lucro. Este pilar está diretamente relacionado à venda, afinal, quanto mais se vende mais se lucra, certo? Nem sempre. Muitas empresas têm dificuldade de estabelecer sua margem de lucro por não conhecerem os custos operacionais envolvidos na produção de seus produtos ou na sua prestação de serviços. Não tendo o conhecimento necessário, a empresa pode “pagar para vender” se estabelecer uma margem de lucro muito baixa sobre o bem comercializado, ou perder venda para a concorrência por elevar demasiadamente sua margem de lucro. Logo, o primeiro passo para estabelecer uma margem de lucro saudável é conhecer seu custo operacional.

O terceiro pilar, e um dos mais difíceis de mensurar é a despesa. Os gestores encontram maior dificuldade em mensurar as despesas de sua empresa devido ao fato de não saberem exatamente o que se encaixa na conta de despesas. As despesas são mais complexas de se classificar por serem muitas vezes confundidas com os custos da empresa. Dessa forma os gestores podem deduzir que uma despesa é um custo ou vice-versa. Basicamente, custo é todo gasto necessário a produção de bens ou serviços a serem comercializados, ou seja, tudo aquilo que esteja diretamente ligado à sua produção ou prestação de serviços e que deve ser embutido no preço do produto ou serviço comercializado (ex: matérias primas, salário da produção, combustível no caso do deslocamento do prestador de serviço, etc).

Por outro lado, a despesa consiste nos gastos relacionados ao gerenciamento da empresa ou nas estratégias de vendas utilizadas para a obtenção de receitas, ou seja, tudo aquilo que sustenta a empresa, mas que não tem vínculo direto com sua operação (ex: salários da administração, materiais de escritório, propagandas, etc). Dessa forma, percebemos que é necessário buscar conhecimento sobre o assunto para saber onde atacar se for preciso reduzir custos ou despesas.

Por fim, tem-se o quarto pilar, talvez o menos conhecido e consequentemente o menos focado pela empresa: a perda. Quando a empresa tem um faturamento muito alto e uma margem de lucro relativamente saudável, a perda é mascarada, mas age seguindo o efeito formiguinha: tira da empresa de pouco em pouco, e quando percebemos, levou-se muito. A perda, nada mais é do que todo gasto que não traz retorno à empresa e que causa prejuízos, atingindo diretamente seu Lucro Líquido. Furtos, fraudes, desvios, manutenção corretiva de equipamentos, acidentes de trabalho, inundações e incêndios em depósitos… Estes e outros fatores, são caracterizados como perdas, pois incorrem em gastos de dinheiro, tempo ou mão de obra, que poderiam ter sido evitados.

Ao levarmos em consideração o que aqui foi exposto, percebemos que se esses quatro pilares não forem estudados, observados, analisados e dominados, a tendência é vermos empresas esmorecerem aos poucos e sem nem se darem conta do que está acontecendo. É necessário sempre se manter atento aos sinais que a Empresa nos dá, porque ela sempre nos avisa: um cliente insatisfeito, uma gôndola vazia, produtividade baixa dos funcionários… Todos esse são sinais de que algo está errado, e precisamos focar para tratar esta “gripe”, que se não for curada a tempo, tende a se tornar uma infecção generalizada que poderá colocar toda sua empresa em risco.

Atente-se para os pequenos sinais e Bons negócios!

Erika Almeida                                                                                [email protected]

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