Gestão Organizacional-Esperança para Sobrevivência
Podemos definir Gestão Organizacional como a Administração de uma Organização ou de um negócio, tendo como METAS a conquista de resultados positivos e rentáveis para os investidores/empreendedores.
As ações estratégicas a serem utilizadas para alcançar as metas propostas, devem necessariamente estar alinhadas com a MISSÃO, PRINCÍPIOS E VALORES da Empresa.
A implantação eficaz de PROCESSOS é fundamental para o controle de cada atividade a ser disseminada nos diversos setores dentro de uma organização.
Não podemos esquecer que a Empresa só funciona com pessoas, que aqui chamamos de colaboradores. Portanto, é de fundamental importância a disseminação da MISSÃO E VISÃO da organização, indicando as condutas comportamentais e normas a serem seguidas, baseadas em crenças e valores que acompanham o pensamento dos empresários desta Empresa.
Após a implantação da MISSÃO e VISÃO, é importante criar a CULTURA organizacional, baseada em boas práticas, nos valores e nas políticas que direcionam a Empresa e que, consciente ou inconsciente, deverão ser praticadas e seguidas por todos os colaboradores.
Sendo os colaboradores a “joia” do negócio, é importante que estes funcionários sejam TREINADOS constantemente e que este desempenho seja sempre avaliado. Isso se dá com o objetivo de reter talentos, colocar em prática a fidelização corporativa e promover benefícios ou melhorias, além de que seja pautado o desenvolvimento dos colaboradores. Colaborador FOCADO e PRODUTIVO é sinal de bons resultados.
É função do Administrador elaborar corretamente os organogramas de cada área da Empresa, definindo os CARGOS e descrevendo as FUNÇÕES de cada colaborador a fim de disciplinar suas atividades, implantando AUDITORIAS INTERNAS para verificar a qualidade de cada processo implantado, documentando e analisando os resultados e corrigindo as distorções. O próximo passo é montar um PLANO DE AÇÃO para que os resultados sejam alcançados de forma integrada em todos os setores, na busca de decisões que beneficiem toda a Empresa.
Como mencionado anteriormente, os colaboradores são fundamentais para que a Empresa alcance seus OBJETIVOS, portanto, um bom GERENCIAMENTO DE PESSOAS, permite que cumpram os PROCESSOS definidos de forma satisfatória e adequada, com uma LIDERANÇA desenvolvida e que mantenha a COMUNICAÇÃO e a ATITUDE corretas em todos os níveis hierárquicos. Dessa forma, faz com que a Empresa a ganhe PRODUTIVIDADE e saiba identificar as várias oportunidades existentes INTERNA como EXTERNAMENTE no mercado de negócios.
Carlos Melo.
Sou detetive. Vc precisa???