Um Oceano de Oportunidades
A maior fonte de resultados, seja positiva ou negativa, se chama Concorrência Interna, pois conhecemos nosso Concorrente Externo e este por sua vez é mais fácil quantificar. E quanto ao Interno? Que deve ser qualificado.
Sendo assim, como fazer? Que ferramenta utilizar para avaliar nossa Concorrência Interna?
São inúmeras as ações internas que vão na contra mão do negócio: pendências de estudos para melhor execução do ofício, falta de formalização dos processos, ausência de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, a não existência de um planejamento estratégico, a falta da análise da qualidade da mão de obra, a não execução de controles e auditorias, e a falta da apuração de resultados tendo como foco os responsáveis pela operação e o mercado.
Tais pendências criam um ambiente favorável a quem vem a seu Negócio apenas com a intenção de sugar o sangue direto na veia jugular. E de que maneira fazem isso? Colocando os interesses pessoais acima da sua Empresa, cobrando comissões por fora, favorecendo algum fornecedor ou prestador de serviço, assinando documentos de entradas que não existem, usando o nome da sua Empresa para fazer negócios, fazendo cabide de empregos, criando a facção das sombras (pessoas que tem a mesma ideologia negativa), quebrando os processos internos, manipulando resultados, criando atalhos, produzindo menos.
Infelizmente a Corrupção que vemos na política e nos órgãos públicos nada mais é que reflexo da base, pois a base se corrompe também seja por dois reais ou milhões de reais depende do acesso a oportunidade, e a partir do momento em que a base torna-se corrupta, o topo torna-se PhD em corrupção.
Por isso é necessário investir em controles, auditorias e processos visando os resultados, de maneira que seja possível caminhar ao contrário da cadeia para identificar a causa raiz do número encontrado, desenvolvendo meios para que não ocorra novamente, ou seja, trabalhar em algo que seja realmente eficaz.
É interessante quando seu negócio está redondo, o lucro tende a ser mais expressivo pois é possível negociar melhor, produzir melhor, operar melhor, apurar melhor, tratar melhor os problemas e vender melhor. Mas não pense que existe uma mágica ou receita de bolo para isto, o que existe é muito trabalho coordenado, disciplina e constância. Afinal, em qualquer mercado ou negócio existe alguém que domina o território e se sobressai perante os outros, fazendo com que seus concorrentes se perguntem: como? Básico: com uma análise simples é possível responder a essa questão sem a necessidade de ser um expert.
Existem inúmeras fontes de resultado dentro de qualquer negócio, mas a maioria não enxerga pois o que importa são os Frutos mais aparentes: Venda, Faturamento e Lucro. Mas na maioria das vezes não se acha ninguém disposto a aprofundar, pesquisar, estudar o caminho que esses números percorreram até formatação final. O principal motivo é que todos os colaboradores já têm uma grande demanda de massa operacional executável diária que consome toda sua energia e tempo, e como se demanda muito tempo para mostrar algo positivo, os colaboradores preferem se abster.
Bons resultados são provenientes de anos de planos e investimento, mas que às vezes são tratados como despesa ou mau investimento. Isso ocorre por vários motivos, dentre eles porque não respeitamos o tempo das coisas (maturação e transformação), porque queremos tudo rápido. Dentro desse contexto surgem os charlatões, crias da própria ansiedade empresarial que manipulam o Empresário dando foco ao que ele deseja e não ao que ele realmente necessita.
Dessa forma deve-se pensar quanto custa: A incompetência? A Covardia? O Desvio? O Engessamento? A Conveniência Pessoal Colocando seu Negócio em Segundo Plano? A Vaidade? A Maldade? No seu Negócio.
Sabemos o preço de um Bom Profissional que é caro, mas traz resultados, e do Mal Profissional? Que recebe e emperra seus processos e resultados.
Obermayer
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