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Ruptura

Simploriamente podemos definir Ruptura como a falta de produto disponível para o Cliente, gerando perda de venda e prejuízo para o Estabelecimento Comercial. Mas não é somente a parte operacional do estabelecimento que pode gerar ruptura. A própria demora nas novas compras e o atraso e/ou falta de entrega do produto pela indústria também gera a falta do produto que deveria estar exposto na gôndola e disponível ao cliente.

Pesquisas hoje disponíveis no mercado, indicam que o Consumidor adia a compra, substitui por outro produto de outra marca, ou a pior de todas as situações, compra em outra loja (isso é o que mais acontece).

Nesta busca do produto em falta, em que o cliente procura um outro Estabelecimento e o acha, dá ao Consumidor, a sensação de que ele sempre achará o produto procurado e passa a gostar de fazer as novas compras nesta nova loja. Neste caso, o estabelecimento corre o risco de perder a fidelização deste cliente, se já não a tiver perdido.

Estoque virtual incorreto, demora na compra pelo Comercial, atraso na entrega pelo Fornecedor, produtos no depósito e faltando na área de venda são alguns fatores responsáveis pela Ruptura nas gôndolas.

Este assunto é um desafio a mais para o Gestor, mas com os avanços tecnológicos, poderá ter ferramentas para evitar tal desgaste. Ele poderá usufruir das tecnologias existentes em seu sistema de dados, extraindo relatórios onde poderá visualizar o giro de cada produto, se existe estoque virtual e por quanto tempo cada produto está sem movimentação de venda.

A partir deste ponto, o Gestor poderá tomar as medidas cabíveis para estancar e/ou minimizar esta falta do produto na área de venda (Ruptura), lembrando que gôndolas com excesso de produtos não é sinal de agressividade, mas que na verdade atraem a atenção do cliente e garantem que aquilo que se esteja procurando, seja encontrado.

Tem que se tomar todas as precauções para, permanentemente, manter as gôndolas abastecidas. Para isso é necessário atentar para as compras, prazo de entrega e os níveis de estoque, verificando periodicamente se o estoque analítico é compatível com o físico. Mas não basta abastecer as gôndolas, é preciso ficar atento à qualidade e vencimento dos diversos produtos, para isso é são necessárias as auditorias de validade programadas, além de sempre executar o giro PVPS (primeiro que vence é o primeiro que sai) durante o abastecimento.

Garanta a satisfação do seu cliente e Bons negócios!

 

Carlos Melo

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