Recebimento de Mercadorias: Uma porta aberta para os desvios.
Alta movimentação de estoque, alto valor monetário e “uma porta aberta para desvios”, tudo isso faz com que a preocupação de Empresário se eleve nesta área tão crítica da Empresa: O recebimento de mercadorias. Isso também faz com que a Equipe de Prevenção de Perdas tenha especial atenção neste setor.
O que fazer então?
Após analisar todas as ocorrências e particularidades no RM, desde o horário de abertura do portão até o fechamento deste, passando pelo monitoramento de câmeras, bem como a movimentação de funcionários, prestadores de serviços, motoristas/ajudantes que direta ou indiretamente estão envolvidos processo, conclui-se que é necessário padronizar todas as atividades: conferir/reconferir, contar/recontar, pesar/repesar, tudo isso através de guia manual cega ou com coletor de dados e sempre, fiscalizar e auditar.
A presença de um fiscal da Prevenção de Perdas em tempo integral neste setor é de fundamental importância, a fim de garantir o cumprimento da padronização e execução correta dos procedimentos.
Outro ponto de grande relevância é fazer treinamentos constantes com toda a equipe de recebimento de mercadorias, conscientizando-os para que façam a verificação entre o que está no pedido e o que foi efetivamente faturado e entregue pelo fornecedor.
Além disso, é importante a verificação de diferenças recebidas, fator de conversão dos produtos, preços incorretos, diferenças tributárias, validade e qualidade dos produtos.
Objetivando agilizar o processo, é importante que a empresa estabeleça junto a seus fornecedores as regras a serem adotadas em caso de divergências (emissão de nota fiscal de devolução por exemplo), bem como as ações a serem verificadas no que se refere as trocas de mercadorias avariadas.
Por fim, é de suma importância fazer um recebimento saudável, sempre garantindo a execução dos Procedimentos Operacionais Padrão estabelecidos.
Carlos Melo
This Post Has 0 Comments