Recarregar ou Carregar as Energias?
Tudo que possui atividade possui também energia, é algo natural dos átomos de uma molécula seja formando ou quebrando entre si, entendendo que essas ações ou reações consomem energia, tenho que saber até quando posso utilizar, quando devo recarregar, abastecer ou parar. Existem vários tipos de energia, cito somente três a energia cinética, a potencial e as conversões de energia.
Não existe nada que utilizamos e que contenha energia infinita, tudo tem um ciclo de uso, recarga ou carga, descanso ou manutenção e parada, seja o telefone celular, o seu veículo, seu computador e você. O uso desenfreado e sem zelo de seus recursos que são escassos irão lhe causar muita dor de cabeça.
Se acordou bem cheio de vontade de fazer muitas coisas, é sinal que dormiu bem, o sono é a melhor recarga que seu corpo pode receber, agora senão dormiu bem, você terá que arrastar seu corpo e sua mente até o final do dia, para cumprir as obrigações. Haverá dias em que ficará muitas horas sem comer, sem beber, sem descanso em altas atividades e se sentirá até bem, mas essa conta futuramente não fechará, ficará com débito que será impossível quitar, não fomos feitos para isso.
Temos a falsa impressão de compensação, de que um dia de extremo descanso irá repor os desgaste em excesso, e não, isto não irá acontecer, pois o excesso já me diz que excedi, me fale o antônimo de excesso: Falta, verá que as duas pontas nos mostram algo anormal, fora do equilíbrio.
Seu corpo passa a todo instante por conversões de energia, uma em si é muito conhecida o metabolismo, processo que o corpo faz quebrando os alimentos e os transformando em energia, e quando seu corpo precisa ele avisa com a sensação de fome, irá perceber que as sensações do seu corpo seja sede, sono, fadiga são similares aos avisos do carro, moto, e se você insistir em ignorar pode desidratar, entrar em colapso, convulsão e até morrer.
É fácil recarregar quando o mecanismo avisa, mas e quando o mecanismo não avisa, e quando a paciência, a vontade, a fé, a esperança, a motivação, o foco, a empatia, a resiliência, a sintonia consigo mesmo, acaba e não te avisa, acontece que na falta desses outros tomam o lugar como cansaço, fadiga, depressão, ansiedade, arrogância, soberba, improdutividade, e te levam a derrota de uma forma parcelada.
Imagina que em tudo a sua volta vive essa regra básica, então devo me atentar para saber quando recarregar, descansar ou dar manutenção podendo até parar se for o caso, é importante saber como fazer com seu corpo, mente e espírito, pois o acúmulo diário é silencioso e perigoso, para cada pessoa haverá ações diferentes que darão o bem estar.
Há atividades que consomem e produzem muita energia ao mesmo tempo, a atividade física é uma delas, a leitura, a meditação, planejamentos, viagens de lazer, são poucas atividades que conseguem isto ao mesmo tempo consumir e produzir, encontre-as e veja o quão bom e satisfatório é. Há postos de combustíveis para seu veículo, tomadas para celular, e para você o que há?
Não adianta ganhar uma corrida e não ter força nem para comemorar, pense, se suas atitudes diárias estão te levando a isto.
Bons negócios, de vida aliás!
Obermayer Júnio
This Post Has 0 Comments