Prevenção ou Correção de Problemas?
Já disse anteriormente que o movimento ilude a todos nós e às vezes a quem está nos acompanhando (o balanço do mar, uma cachoeira, tire o movimento destes e a graça se perde), por isto seja crítico ao movimento verificando que resultados ele produzirá.
No nosso dia-a-dia devemos avaliar o percentual de nossas ações frente aos acontecimentos, por acaso estamos corrigindo problemas urgentes, estamos tratando problemas emergentes, ou estamos prevenindo problemas futuros?
Primeiramente vamos definir o senso de urgência e emergência, a situação urgência me diz que algo de ruim já aconteceu (um homem enfartou) percebe-se que já aconteceu, ele enfartou. Agora a emergência (um homem está enfartando) esta situação ainda está ocorrendo ou melhor emergindo, qual você irá tratar primeiro o infartado ou o que está enfartando?
A melhor parte vem aqui: a prevenção (alimentação adequada, atividades físicas diárias, consultas e exames regulares) tudo isso para evitar que coisas como um infarto aconteçam.
A correção de problemas consome muito, mas muito de uma empresa, de uma pessoa, consome recursos, consome energia, pensamento e o bem mais valioso: consome o tempo de muitos. Mas ainda assim hoje a maioria da gestão ainda fica podando os frutos sem identificar a causa semente, pois alguém a plantou e esse alguém dificilmente aparece pois o foco ainda são os frutos e não as causas, e se sua ação contentora não chegou até o semeador a plantação continuará a todo vapor.
Correções são frutos de péssimos hábitos diários (fazer a coisa certa, do jeito errado), de falta de senso (pois mesmo com bons hábitos poderá ocorrer imprevistos sem causa aparente, estes por sua vez são poucos, mas acontecem). Por outro lado, temos a prevenção (quando ocorrem imprevistos se estamos prevenidos, teremos tempo para tratar sem complicar a cadeia).
A correção te coloca num ciclo infinito de tensão, correria e desgaste sem produzir um número sequer positivo, esperando o dia em que irá se cansar e será atropelado por esta mesma roda que alimentou durante estes longos anos, no fim será consumido por ela, pois houve muito trabalho para pouco resultado. Assim sobrará apenas murmúrio, reclamação e argumentos infundados para justificar sua péssima atuação.
A prevenção aplicada economiza recursos, otimiza a execução e te liberta para mais desenvolvimento ainda, ela não vem sozinha pois junto e de uma forma sombreada está a disciplina que são ações diárias executadas com pequenas e constantes melhorias, coloca a concorrência literalmente correndo atrás, pois aplicando essa essência estará sempre um passo à frente.
A correção gera estresse, a prevenção paz, um descontrole o outro tranquilidade, um cansaço o outro ações constantes, um o pensamento de desculpas o outro debate de novas ideias, um traz uma carga de problemas o outro uma carga de oportunidades, um gasta mais que devia o outro traz o troco, um encena teatro o outro faz acontecer, um faz seu negócio desaparecer ou outro impulsiona crescer, no final temos a escolha do que fazer e de quem escolher.
A correção te congela no presente, a prevenção te liberta pro futuro.
Bons negócios!
Obermayer Júnio www.portaljc.com.br
This Post Has 0 Comments