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Prevenção de Perdas: Investimento ou Custo?

Nos dias atuais, a preocupação com dados reais aumentou drasticamente devido à concorrência, desemprego, inflação, deflação, aumento de despesas, estabilização do crescimento, prostituição de preço e produtos; existe um mar de situações que influenciam seu resultado até o lucro líquido. Muitas Empresas estão focando e investindo no controle das despesas, na prevenção de perdas, entendendo que já são conhecidas: a venda e a margem de lucro, e estas informações já auxiliam para a tomada de decisão, mas e quanto às despesas e perdas?
A Empresa pode não conseguir aumentar receitas através das vendas, pois estas podem estar limitadas pelo mercado, mas é possível adquirir receitas provenientes das despesas e das perdas. Entretanto é necessário conhecer este negócio que sempre foi negligenciado, dado como pouco importante, devido ao crescimento de vendas que encobrem os resultados negativos. Afinal, saber venda e margem é excelente, pois alimenta o Negócio. Agora, descobrir o valor das despesas e das perdas é crucial, uma vez que qualquer número encontrado significa saída, logo é necessário encontrar o problema e tratá-lo desde a raiz.
Dessa busca de resultados vem o dilema: a Prevenção de Perdas e o Controle de Despesas são investimentos ou custos?
Primeiramente, vamos nos atentar para diferenciar os dois: um fornece retorno o outro não, mas faz a máquina andar. Exemplo: uma máquina adquirida para fazer o trabalho ser mais produtivo ou diminuir trabalhadores gera de imediato uma economia e pode se calcular o tempo médio para retorno do investimento. Mas quando se trata da energia consumida não se pode fazer esse cálculo, pois ela é o custo necessário para a operação e deve estar embutida no custo de produção ou na margem do produto/serviço.
Há investimentos que se transformam em custos e há custos que se transformam em investimentos. Fato é que depende da Gestão realizar essa alquimia.
Com o aperto nos resultados, essa combinação tem o potencial de salvar o lucro do seu negócio, mas é necessário fazer as contas: se o investimento será a curto prazo nem o faça pois não existe mágica. Mas se for a médio e longo prazo: planeje, realize cotações e faça agora, pois terá os resultados esperados. Contudo, quando se trata de despesas e perdas, não espere mídia igual acontece com vendas, pois nessa parte do seu negócio não há comemoração (seria fora do contexto comemorar meta batida de despesa, perda sabendo que qualquer valor encontrado é tecnicamente prejuízo).
Conhecer e tratar esses quatro pilares (Venda, Margem, Despesa, Perda) no seu negócio é a chave para um crescimento sustentável. No mercado vemos de tudo: quem investe e quem não investe, quem acredita que é certo e o contrário, fracasso e sucesso, mas a realidade é que o resultado sinaliza se as decisões tomadas foram as corretas ou não, afinal contra números racionais não há argumentos.

Bons negócios.

Obermayer Júnio

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