Pessoas, Processos E Tecnologia
São elementos básicos de gestão de qualquer atividade, esse trio somente será capaz de vencer se estiverem unidos. Os resultados tão buscados por qualquer negócio ou pessoas, segue esta premissa simples, mas que na prática a maioria ainda enfrenta dificuldades em colocar para funcionar. Pois por mais que seja simples, nas sombras dessas três palavras existem inúmeros planejamentos e ações que devem ser alinhados e executados, entendendo que devem ser mudados a cada ciclo, evitando assim que fiquem vencidos e cheguem a perder.
O mundo é feito de pessoas para pessoas, regra simples e de fácil entendimento. Tenho que criar, desenvolver, fazer algo que agregue na vida do próximo ou próximos. O propósito de qualquer atividade é servir bem o próximo, em alguns momentos alguns tropeçam e caem, pois quando estão no início entendem que a qualidade é o diferencial competitivo, porque viram que no mercado tem-se espaço devido a falta ou péssima atuação, seja de prestação de serviços ou de produtos das empresas presentes.
A empresa quando adquire maturidade começa a deixar de lado o ingrediente que fez ela crescer, o diferencial da vitória: a Qualidade, e visam somente os números querendo mais, sem se preocupar como que este número está sendo formando, o caminho da vitória é longo e árduo e o da derrota também.
Desenvolver um modus operandi é crucial, como as atividades terão o mesmo resultado e qualidade sendo executadas por pessoas diferentes? Com processos definidos e bem alinhados. É desgastante desenvolvê-los, deve-se acompanhar a execução várias vezes, e algumas até executar, para assim encontrar o melhor jeito de fazer certo as ações. Temos aqui dois caminhos: fazer as coisas certas ou fazer certo as coisas, percebe-se que são muito similares, mas escondem um gigantesco abismo entre si. Um aqui será eficaz e terá qualidade, segurança e recursos bem aplicados, o outro será eficiente chegará ao destino, mas com atrasos, com passivos e gastando mais do que devia.
Já estamos na era tecnológica, fato, por isso temos que adaptar, ou ficaremos para trás e possivelmente seremos reféns. Aceitar que nós mudamos a forma de comunicar, de gastar tempo e dinheiro, nos ajuda a virar a chave e ver os lados bons do avanço tecnológico, pois tudo que está sendo criado é para nos auxiliar, e não nos tomar o controle. Devemos buscar, utilizar e analisar para sermos mais rápidos e assertivos nas tomadas de decisões, pois hoje a frase tempo é dinheiro se evidencia cada vez mais: ou correremos na frente ou atrás, sem meio termo.
Vamos lá, pessoas temos que desenvolver, ninguém será tão bom ao nível do seu negócio, virão com algumas especialidades, qualificações, mas para extrair o melhor, terá de calibrá-los ao seu negócio. Como? Com os processos que devem estar definidos, pois sua cultura organizacional nunca existirá no papel. Queremos independência, com segurança e estando no papel a atividade a qual devo executar, alinhado com o treinamento técnico e tático, fica fácil e rápido produzir mais com menos, ainda mais fornecendo ferramentas tecnológicas de apoio e auxílio.
Pessoas: Desenvolver e Treinar (Constantemente).
Processos: Criar, Definir e Aprimorar (Constantemente).
Tecnologia: Adquirir e Ajustar. (Upgrade)
Os três alinhados tendo como apoio os Indicadores e a Auditoria, garantem a veracidade das informações e o uso correto dos investimentos.
Bons negócios!
Obermayer Júnio
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