Skip to content

Opinião

Seja em qualquer situação, acabamos por ter algum tipo de opinião sobre determinado assunto. Seja essa opinião formada por experiências, por leituras, por ensinamentos de terceiros ou por estudos específicos. É sempre bom ter opinião, mas é melhor ainda manter a mente aberta para novas descobertas.

Ter opinião não significa necessariamente que tenhamos conhecimento total sobre um assunto, afinal hoje em dia, o que mais cresce são os estudos e pesquisas sobre os mais variados temas. Precisamos compor nossa opinião com as mais diversas fontes de dados: seja um livro, uma palestra, uma experiência ou um conhecimento adquirido por meio cultura. Compor nossa opinião com informações de terceiros não a torna menos nossa, mas sim mais embasada.

O problema que acontece muitas das vezes, é que as pessoas têm uma opinião formada sobre determinado assunto e se prende a ela de uma tal forma, que qualquer outra perspectiva para ela é errada. Não entendendo que as coisas mudam com o passar do tempo. Novos estudos são desenvolvidos, desmentindo teorias passadas e criando as novas, agregando novas variáveis às teorias antigas e mostrando um caminho antes desconhecido.

Se até os mais renomados cientistas, que se dedicaram a vida toda a estudar determinado fato, entendem quando sua teoria já não é a mais correta sobre o assunto, e buscam novas formas de entender o universo, por que nós devemos nos prender a uma opinião formada e não tão embasada?

Vemos um exemplo claro nas empresas de hoje em dia. Quando alguma mudança é sugerida ou implantada, muitos ainda torcem o nariz e dizem aquela velha frase “Eu sempre fiz assim e sempre deu certo”. Bom, se formos nos prender a esse pensamento, ainda estaríamos fazendo carroças com rodas quadradas, pois para os homens da época a roda quadrada era dada como correta, não é mesmo?

A partir do momento em que nos fechamos em nossa própria opinião, não escutando ou dando valor à dos outros, começamos o nosso processo de deterioração intelectual. Deixamos de aprender e ficamos presos ao passado, emperrando tanto a nossa vida como a das pessoas que nos rodeiam. Se um gerente se nega a mudar seu modo de trabalho, considerado arcaico, acaba por negar aos seus subordinados o aprendizado e a possibilidade de crescimento, além de asfixiar aqueles que buscam melhorar sua forma de trabalho.

A opinião é uma arma forte, quando bem utilizada e bem embasada, do contrário se torna uma faca de dois gumes. Ter opinião formada não te torna uma pessoa ignorante, o que te torna ignorante é se prender somente à sua opinião sem sequer se dar ao luxo de ouvir o ponto de vista de outras pessoas, que pode sim ser mais correto que o seu, mas que também pode complementar seu modo de entender as coisas.

Tenha opinião, mas não a mantenha imutável durante toda a sua vida, afinal se tudo muda, por que não mudar de opinião quando a sua já não é a mais correta?

Bons negócios!

Erika Almeida

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top