O Poder da Doação, já sentiu?
É lei, viemos aqui por um único e exclusivo motivo: servir. Imagine que tudo que foi criado até este momento foi apenas para servir um ou muitos de nós, carros, projetos de casas, prédios (arranha céu), aeronaves, espaçonaves, submarinos, navios, lanchas, medicamentos, estudos na área de humanas ou exatas, negócios, empresas, corporações; percebe-se que sempre estamos fazendo ou servindo alguém, mesmo que nesta exista ou não hierarquia, tudo feito para o bem e alguns utilizam para o mal.
O segredo da vida ou dos negócios/trabalhos se olharmos deste ponto de vista é simples: atender às expectativas ou desejos alheios. Servir bem quem gostamos, ou que poderá nos retribuir algo é fácil, pois nesta ação se pratica a famosa barganha, jogo de interesses. Mas não espere que seja feliz fazendo isto, pois não será, isto lhe renderá apenas ilusões e frustações que se acumularão com tempo, lhe consumindo de dentro para fora.
Quando servimos alguém que não pode nos retribuir em nada, encontramos aí o tempero que faltava para dar mais sabor às nossas vidas, essa é a parte mais pura que possuímos. Não temos ou não possuiremos nada pois tudo que temos é emprestado e algum dia teremos que devolver exceto uma coisa: o bem que fazemos ao outro ou outros. Isto será nosso eternamente, maldade nenhuma será capaz de destruir, dinheiro nunca será capaz de comprar e o tempo não destruirá, somente isto será verdadeiramente nosso e capaz de sobreviver a qualquer adversidade.
Somos seres com desejos ilimitados, imperfeitos buscando relações perfeitas, e ficou claro que isto nunca acontecerá, é engraçado que quando estamos dispostos a servir, muita experiência bacana nos acomete. Sei que quem recebe nossa doação fica muito feliz, agradece muito, os olhos brilham, a voz tem força e tom, acende dentro uma fogueira que aquece o coração, e quem acha que doação segue a linha material está bem enganado, doar coisas materiais, alimentos, medicamentos, etc. é fácil, isto o dinheiro compra e leva ao endereço. A doação a que me refiro é de tempo, presença, parceria, ouvir e falar olhando nos olhos, tomar um café juntos, sentar-se e apenas ficar assim em silêncio por alguns minutos e se sentir bem.
Para se doar comece primeiro nas pessoas ao seu redor, principalmente a família, pois aos próximos julgamos muito e ajudamos pouco e os de longe ajudamos muito e julgamos pouco (aplique o segundo em tudo) e se atente a sua estrutura, esteja bem pois somente assim poderá levar o bem às outras pessoas.
Somos frutos durante toda a jornada, uns amadurecem outros apodrecem e vão ficando pelo caminho. Isto acontece lentamente, não se assuste, pois, antes disto acontecer, muitas mensagens são enviadas alertando sobre o que está por vir, basta prestar atenção no meio em que vive, saberá se está apurando ou azedando.
A doação traz à tona o melhor de nós, a melhor parte que estava adormecida, quando levamos ao outro o bem, temos nessa situação a capacidade de avaliação de que os problemas que temos são tão pequenos perto destes. Não carregue os problemas dos outros, apenas ajude e mostre o caminho da solução, isto ajudará a formar pessoas guerreiras capazes de futuramente vencer e ensinar outros o mesmo, carregue somente os seus.
Encontre o equilíbrio de servir para não sofrer e se tornar refém, e faça isto constantemente, entendendo que empresa não é ONG, e que quem deve ajudar é você. Além disso, nunca espere dos outros a atitude que deve ser sua, se atente, pois suas ações sempre irão impactar na vida de várias pessoas em qualquer sentido mal ou bem (espero que ajude a construir pessoas e não consumir/destruir).
Servir bem deveria ser requisito básico de currículo e missão de todos os negócios, enquanto uns enxergam somente resultados, outros enxergam valores colhendo ótimos frutos a cada estação, sentindo o bom gosto que é ser feliz. Ganhamos mais do que se pode imaginar, apenas servindo bem.
O mundo é feito de pessoas para pessoas, qual segredo disto?
Bons negócios.
Obermayer Júnio
This Post Has 0 Comments