O Momento de Investir é Agora?
Esta pergunta está na mente de muitas pessoas, especialmente no meio Empresarial.
Estamos vivendo tempos completamente adversos deste o início do ano de 2020 devido à pandemia mundial do COVID 19, o que vem trazendo inconstantes apreensões, incertezas de como a economia mundial e especialmente a Brasileira reagirá após este período.
Muitas empresas, pequenas, médias e grandes, encerraram suas atividades por não conseguirem se manter no mercado devido a elevados custos e sem a entrada de recursos financeiros capazes de sustentar sua manutenção. Algumas outras empresas começam a retomada de suas atividades, mesmo que parcialmente, acreditando no futuro promissor ou mesmo com o pensamento de que é melhor recomeçar do que entrar no caminho das outras que infelizmente fecharam suas portas.
Temos visto que grandes empreendedores, independente do momento atual, estão em franca expansão de seu comércio, especialmente do ramo de supermercados, aqui englobando o varejo e o atacado, principalmente este último que acumula grandes conquistas.
Devemos lembrar que este setor, muito pelo contrário, não foi impactado pela pandemia por ter sido considerado como essencial para a população, tendo mantido suas portas abertas ao público com atendimento normal, apesar da grande corrida por produtos que a população buscou no início da crise por receio de desabastecimento.
Do mesmo modo, as pessoas físicas estão também preocupadas e com receio de investir, tanto na abertura e/ou na expansão de seu próprio negócio, como também nas aquisições de bens e serviços para remodelar suas residências. Será que é hora de comprar novos móveis, é hora de pintar a residência ou trocar o piso da sala? Será agora o momento de poupar? Será agora o momento de investir? Será agora o momento certo para gastar suas economias na aquisição destes bens?
Estas e muitas outras perguntas devem fazer parte de sua rotina diária a fim que a tomada de decisão seja certa e sem posteriores arrependimentos.
Sabemos que o mercado financeiro não vem dando sustentação de rendimentos adequados nas reservas acumuladas durante anos, devido às turbulências do mercado interno e externo, com uma economia globalizada onde acontecimentos em quaisquer partes do planeta afeta todos ou quase todos, especialmente os países assim chamados emergentes.
Cada um é individual, empresário e pessoa física, cada um conhece bem suas possibilidades, tanto em termos de resultados, competências e de finanças e devem colocar na balança todos os fatores que podem e poderão impactar seus negócios e suas vidas.
Mais do que quaisquer problemas advindos do mercado, pense sempre positivo e com os pés no chão, acredite sempre em seu “feeling”, sabedor que você é capaz.
Boas decisões e bons negócios!
Carlos Melo
This Post Has 0 Comments