Skip to content

Necessidade ou Precisão?

Estamos onde escolhemos estar, ninguém pode dizer que a situação atual foi apenas o acaso da vida, o que acontece as vezes é que as pessoas dão foco somente nas grandes decisões esquecendo sempre das pequenas decisões feitas a cada momento: o que comer, quanto comer, o que vestir, o que comprar, que roupa vestir, que perfume usar, que livro ler ou não ler nada, que atividade física fazer ou não fazer nada, que fé meditar ou não meditar nada, o que fazer ou não fazer, e assim durante o dia, a semana, o mês, o ano, vamos construindo uma rede de decisões que impactará diretamente no seu Eu do futuro.

No seu negócio ocorre o mesmo, ninguém toma xeque-mate com duas mexidas no tabuleiro, isto acontece no decorrer das jogadas seguintes. Ninguém fica magro ou gordo ao acaso, todos os dois são basicamente a lógica de crédito e débito, como na sua conta bancária. Não há segredo, apenas escolhas e atitudes diárias, então por que a grande maioria é insatisfeita na posição que ocupa ou não completa o projeto? Simples resposta: esse plano era necessidade ou precisão?

Vou explicar rapidamente os dois: a necessidade é quando não tenho, a precisão é quando eu tenho, mas quero um melhor ou quero escolher. Exemplo prático: tenho uma sandália que já está sendo usada há um bom tempo, mas que está ainda em condições de uso, está um pouco desbotada pelo tempo, eu preciso ou necessito comprar outra? Eu apenas preciso pois já tenho, não necessito porque ainda consigo utilizar, na vida ou nos negócios ocorre o mesmo.

Quantas oportunidades escapam pelo simples fato de decisões erradas? As vezes as oportunidades ainda mandam um mensageiro avisando o que futuramente iria acontecer e mesmo assim nós vamos levando a vida como se não fosse acontecer. Mas quando acontece começa a reclamação e a procura de respostas, lembrando que o que devo procurar são as perguntas certas (Preventivo) e não as respostas que serão muitas, pois já ocorreu (Corretivo).

As decisões quando ocorrem sinalizam renúncia, nessa situação havia dois ou mais caminhos para escolha, assim temos que dominar a emoção frente a esses encontros para assim podermos comemorar no futuro. Necessidade seria a razão, precisão seria a emoção, percebe-se que começar uma atividade física não é tão gratificante emocionalmente pois a todo instante sua emoção te fala para parar, mas é prazeroso o fim dela, pois lhe dá a sensação de dever cumprido.

A necessidade transcorre da razão para garantir uma boa emoção, a precisão transcorre da emoção para amargar o sabor da razão. Um exemplo é a ansiedade e a raiva, quando estamos dentro deles ficamos eufóricos e até sentimos prazer, mas quando passa o momento nos arrependemos pelas atitudes tomadas, e o pior, quando analisamos friamente a situação vemos que era bem mais simples tomar outra atitude que não deixaria passivos.

Achar o equilíbrio não é preciso, mas sim necessário, em todas as áreas da vida, porque em algum momento poderá ocorrer quedas simplesmente pelo fato de não encontrar esse meio ficando apenas nos extremos, o que acabaria com sua vida, seu negócio.

Lembre-se: nada ocorre do dia para noite, tudo são pequenas doses diárias tanto para o sucesso tanto para o fracasso, cumprir sua obrigação em condições favoráveis é fácil, quero ver cumprir em situações adversas, está aí o filtro da vitória.

Esperamos muito pela necessidade e fazemos muito pela precisão, tente inverter isto, o que seu Eu hoje diria para o seu Eu de dez anos atrás?

Bons negócios.

Obermayer Júnio                                       

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top