Momento ou Fase: em Qual está?
Saber diferenciar as circunstâncias é muito importante, para saber como agir e ser cirúrgico, evitando assim fazer remendos, entrando em um ciclo vicioso sem fim e sem bons resultados. Mas a regra é simples: viver prevenido, quando digo isto pode ser que o entendimento seja não viver, fato é que pelo contrário é para se viver e bem, não prevenir já me mostra ter que correr atrás sempre que algum acontecimento fugir a minha rotina que aliás acometerá a maioria.
Quando pensamos no momento, essa palavra me dá uma ideia de ser algo rápido, não duradouro, até algumas marcas de alimentos, colocam essa palavra no seu slogan, pois entendem como algo bom e rápido, que se você não se atentar já foi. O momento não se traduz em um credo, uma ação ou reação, um efeito cascata, ele simplesmente acontece sem uma causa aparente, uma circunstância, se procurar irá achar vários motivos, mas sem garantir qual seja o real, isto se chama imprevisto.
Quando se está em um jogo e você pode escolher: seja jogando no videogame, seja online, seja no celular, seja na vida, a regra se aplica a todos. Existem várias fases, tem os chefões ao final de cada fase, a cada fase completada a próxima já sabe né será mais difícil, e o chefão muito mais forte, percebe-se que as fases vão subindo de nível junto com suas conquistas. Isto acontece para que lhe dê base e preparo para os desafios que surgirão mais à frente, no virtual você pode ir morrendo, voltando e tentando até conseguir passar, na vida real não, o preço é mais alto.
Irão acontecer uma bagunça de decisões precipitadas e impensadas, com consequências pesadas, com algumas quase impossíveis de se consertar, apenas por não saber identificar onde está: em momento ou em uma fase? Decisões tomadas baseando-se em momento, mas estando em uma fase, irão gerar ganho no primeiro estágio e perdas e mais perdas nos próximos estágios seguintes agora imagine se tiver quinze estágios. Decisões tomadas baseando-se em fase, mas estando em momentos, será um jeitinho atrás do outro achando que irá consertar, resumindo é plantar limão querendo colher laranja e ficar o tempo todo pintando e injetando açúcar nos limões, achando que irão se tornar laranjas. Verás que trabalharás muito sem obter os resultados esperados.
Momentos são as dores que vem e que vão, sofrimento são fases repetitivas pelos simples fato de não entender onde está e onde quer chegar, continuando a executar o mesmo erro, da mesma forma e pensando do mesmo jeito: é difícil, não tenho sorte, o outro que não presta, a crise está feia, se martirizando. É estar cego mesmo enxergando, percebe-se claramente que é opcional a cada um escolher e atuar.
Iremos sempre viver de momentos, em todas fases, irá compreender que um está dentro do outro, em uma sinergia perfeita, os momentos vão sempre surgir como uma onda. Diante disso terá opções: de encarar de frente e ser jogado para trás, de mergulhar e encontrar um mar calmo e sereno, de fugir e voltar ao mesmo lugar de onde veio, de ficar parado, congelado e ser derrubado e levado para trás novamente ou de subir na prancha e surfar na crista da onda, percebe-se que a onda é momento e não constante e o mar é a sua fase de desafio.
Aproveite sempre os momentos, pois eles trarão aprendizado para toda uma vida, encare com inteligência e prevenção as fases, não se iluda achando que já passou, pois há sempre armadilhas inimagináveis e as vezes tão bobas, mas que muitos caem, repetir de fase é já estar atrasado.
Estando em momentos relaxe com equilíbrio, sabendo que dentro de cada fase haverá as tempestades, os arco-íris e os potes de ouro, os primeiros e os últimos lugares.
Bons negócios, de vida aliás!
Obermayer Júnio
This Post Has 0 Comments