Fragmentos: Partes ou Pedaços?
Virar a chave de um ciclo não é nada fácil, seja em qualquer âmbito, mas é sempre necessário para evitar ser consumido pelo tempo, ficando cada vez mais para trás. Você e seu trabalho são feitos de pequenos fragmentos, igual a peças de um quebra-cabeça, que juntas formam desenho, para me entender melhor espero que ao menos uma vez na vida já tenha brincado de montar quebra-cabeça.
Montar uma quebra-cabeça é divertido, pois pensa-se muito, tenta-se adivinhar, encaixar, as vezes a peça cabe perfeitamente, mas mais adiante percebe-se que estava errada e era somente algo similar. Sobram peças, faltam peças, o desenho fica deformado, e assim durante a montagem vamos ajustando esperando o tão sonhado desenho perfeito.
Um pequeno erro pode arruinar todo desenho que até este momento se mostrava perfeito, por isto se distanciar as vezes é bom para assim poder enxergar melhor e, se necessário, mudar a atitude, o rumo, reconhecer que somos falhos e que erramos, isto ajuda a consertar antes que tudo se perca.
Somos um conjunto de fragmentos os quais fomos adquirindo durante a vida. As dificuldades que surgiram lhe ajudaram a evoluir ou regredir, a dificuldade é um divisor de águas na vida de todos e executa um papel neutro, mas com poder de fornecer o que realmente lhe pertence: lamentos ou comemorações, desculpas ou atitudes, confronto ou enfrentamento, se será apenas um pedaço ou uma parte, enfim, um argumentador ou um vitorioso.
Quantas pessoas ou negócios não conheceu que havia montado um excelente quebra-cabeça e que se desfez com o tempo? E quantos conhece que pegou um desenho todo desmontado e despedaçado e fez algo incrível, capaz de causar interesse em todos para saber como conseguiu fazer? É assim que acontece ou você junta partes ou pedaços.
Tem momentos em que as peças somem, e mesmo que busque não encontrará, elas aparecem no tempo certo, imagine quantas buscas já fez e que não conseguiu o que queria e que em um belo dia veio de graça lhe deixando até surpreso, é assim que acontece. Há também situações em que nenhuma peça se encaixa por mais óbvia que pareça, elas se multiplicam e te fazem ficar louco com tantas peças soltas e pouco desenho pronto. As vezes bate um vento que desmancha tudo, as vezes não dá tempo de montar e temos que parar e depois continuar, pode ocorrer de faltar peças e termos que fazê-las na hora, na mão; ou pode haver também um descarte de peças, pois o desenho já está pronto.
A vida será um eterno quebra-cabeça que subirá de nível a cada sucesso alcançado, dificultando e aguçando seu preparo, terá sempre a mágica em mãos, fazer terá um preço e não fazer também. Devemos errar pelo excesso pois esse se conserta, mas não se permita errar pela falta, essa por sua vez não terá conserto nunca, o que fez poderá ser corrigido, o que não fez não poderá ser ajustado.
Aprenda a identificar quais peças são fundamentais e quais são descartáveis. Algumas aparecem apenas para distrair sua atenção e não agregam em nada, além de consumir seu tempo, sua energia, seus pensamentos, e que as vezes te deixa em pedaços. Por isto a importância de buscar e colocar peças que são partes de um todo, elas sempre agregam, somam, sabem esperar o tempo certo para entrar no desenho, indicam qual será a próxima parte a ser colocada. Aposto que pensou nas pessoas que o cercam para identificar que peças são e já sabe se estas pessoas são pedaços ou partes do seu desenho, ou melhor seu quebra-cabeça.
Na infância aprende-se muito brincando, por isto que é sempre bom trazer à tona as boas memórias do passado, e seu desenho como está?
Bons negócios.
Obermayer Júnio
This Post Has 0 Comments