Skip to content

Estimação

Essa palavra é de simples escrita e muito utilizada no sentido composto, que tem entre seus significados: avaliação, parâmetro, mensuração, estimativa de valor baseando-se em parâmetros, apreço. Sendo essa última a mais utilizada, e que seria o sentimento de uma relação, seja em qualquer vertente e que às vezes cega, produzindo assim um risco incalculável de perda.

Quando se fala em estimação, já vem logo à cabeça os animais domésticos, pois é muito bom ter e cuidar, é um energia contagiante sensacional. Mas imagine quantos “animais” de estimação tem e que apenas lhe prendem, lhe consomem, lhe congelam, lhe geram perdas, lhe enganam, lhe furtam os bons resultados. Imagine no seu trabalho, no seu negócio, quantos a quem cuida, e muito bem, que não o puxam para frente somente o fazem regredir, pense nisso.

Quantos pensamentos de estimação possuímos, mas que não contribuem em nada? Seja a insegurança que evita a possibilidade de ganho, seja a preguiça que contribui para a dependência cada vez mais de venenos, seja de traumas que sempre serão menores que nós, seja das vontades primárias que nos tornam somente um ser irracional, seja das armadilhas da mente que surgem quando não há domínio e equilíbrio.

Quantas amizades, relacionamentos, contatos possuímos e que há muito não produzem um único fruto bom? No passado sei que estes já geraram muitos momentos bons, mas que hoje se tornaram um atraso dos maiores. Tirando seu foco do plano, da invenção do futuro, e mesmo assim cremos que estes ainda irão reviver igual à fênix. Admiro a fé de quem crê, pois nesse ponto sou cético, acreditando somente vendo.

O que disse no parágrafo anterior ocorre da mesma forma nas organizações, há pessoas que já reinaram sobre alguma tarefa ou resultado, pois ganharam esse status de “estimação”, o que não se ganha do dia para noite, com inconstâncias, com instabilidade, com pendências, com argumentos e desculpas, se ganha mostrando o nosso melhor a cada nível que aumenta, aceitando e encarando de frente nossas fraquezas e falta de habilidades, nos superando a cada desafio, fazendo mesmo não querendo, seguindo mesmo que rastejando.

Quantas atitudes ou manias nos acompanham, mas que nos freiam? Nos ferem diariamente, nos põe para baixo, mesmo sendo como uma montanha acabamos por nos sentirmos menores que um grão de areia, apenas mais um e sendo o UM, e pensar que tudo é permissão, apenas isso.

Ainda assim insistimos seja pelo motivo de já ter visto o melhor, seja pelo sentimento que se criou, seja pela nossa parte humana de misericórdia, seja pela gratidão, pelo autoflagelo, por às vezes estarmos iguais e sem iniciativa para resolver dando o último golpe, por aí vão-se as justificativas e tempo, sobrando só o nada.

Imagine agora se já ganhei o status de “estimação”, vamos apenas nos ater a palavra que ela por si só já me diz tudo é só estimar-a-ação, promover as atitudes necessárias para equilibrar e mais do que isso vencer em todas as áreas em que vivemos e atuamos. Eliminando pensamentos, atos, relacionamentos, trabalhos que não contribuem e canalizando toda esse energia economizada para todo o bem que possamos produzir.

Vasculhando os pensamentos e observando as atitudes, consegue-se estimar qual resultado obterá e qual o valor lhe será atribuído.

 

Bons negócios, de vida aliás!

Obermayer Júnio

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top