Esforço
É interessante quando passamos por um quadro ou uma obra de arte em alguma exposição e nos pegamos a observar cada detalhe; pensar sobre como foi feito, quanto tempo demorou, qual foi a inspiração, qual a sensação antes, durante e depois, onde foi, qual significado real esconde. Uma obra de arte demanda um conjunto de habilidades, sejam elas físicas ou mentais para acontecer, nas Empresas ocorre o mesmo.
O que enxergamos hoje são desenhos prontos, mas houve a junção de traços que se transformaram ao longo da sua jornada. São muitas qualidades, situações e até sorte (preparo + oportunidade) que diferencia uma empresa de outra, mas qual dessas diferenças é a mais marcante no início e no decorrer do seu negócio?
O primeiro diferencial é o esforço rumo a meta, ao sonho, enfim, ao caminho escolhido, pois nesta caminhada se encontra quem apoia e quem por qualquer motivo desapoia. Para alguns é coragem, para outros é loucura. Fato é que poucos, pouquíssimos vão enxergar a quantidade de esforço que se fez e faz para chegar aonde está, e menos ainda irão perceber inquietante necessidade de sempre a buscar algo melhor. Muitos consideram loucura porque essa escolha requer solidão, e é necessário abster-se por uns momentos do que se gosta de fazer, entendendo que cada escolha é uma renúncia.
O segundo diferencial é a disciplina. Depois de começado deve-se manter em atividade as ações que levaram o negócio a ter visibilidade/rentabilidade. Vejo muito hoje em dia, grandes gestores, que desenvolveram seu negócio por meio do atendimento direto aos clientes, e ao ocuparem um alto cargo acabando por se distanciar daquilo que o tornou diferente em relação aos outros. Terminando assim enfurnados em reuniões, salas, escritórios, convenções e encontros, não tendo tempo para o contato que garante o seu sucesso. Dessa forma, em pouco tempo esse sucesso acaba ou congela, pois, o ingrediente principal dos bons resultados foi tirado da receita.
O diferencial que fez o seu negócio crescer deve ser mantido diariamente. Não permita que seja consumido pela falta de tempo ou pela adequação a novos hábitos. Afinal Você, mais do que ninguém, é o responsável por manter essa chama viva, que consiste no segredo do seu sucesso. Seu diamante nunca pode ser copiado ou roubado, pois é único, mas sempre procure protege-lo, afinal o que o mercado não pode ter, ele tende a querer destruir.
Mantenha o esforço continuo e a disciplina aplicada, pois nos dias de hoje, quando dentro das empresas reina a procrastinação, o conflito aberto direto e a geração miojo (tudo em três minutos); tudo tende a ruir com tempo. Manter as características únicas da sua empresa, focando no esforço diário e na disciplina, além de lhe diferenciar no meio da multidão, irá lhe garantir bons resultados.
Não espere bons momentos para iniciar ou continuar, faça bons momentos!
É nas dificuldades e crises que as máscaras caem. Nada melhor do que uma crise para avaliar quem realmente veste a camisa da empresa e quem tende a abandonar o barco.
Bons negócios.
Obermayer Júnio
This Post Has 0 Comments