Skip to content

Embates ou Debates? Desconstrução ou Desenvolvimento…

São desnecessários confrontos diretos entre membros de uma mesma equipe, pois a empresa neste momento fica em segundo ou mais planos, prevalecendo sempre a vaidade, a ignorância, a arrogância e as vezes até a conveniência pessoal. O investimento neste, é alto e o retorno é zero, então é melhor repensar quanto tempo, energia, pensamentos de planos e estratégias, estão sendo gastos em prol somente de quem sempre quer ter a última palavra e não o melhor caminho. Seria tudo a troco a nada.
Tudo que disse acima começa sempre como competição velada que apenas evolui rapidamente para uma matança de intelectos e resultados. E muitos que podem resolver optam apenas por assistir para ver quem será o vencedor, as vezes sentem até prazer em ver seu negócio se transformar em uma rinha de galos, caminho perigoso de fim infeliz garantido.
Os embates, são nada mais nada menos do que duas pessoas em dois carros diferentes se chocando a 120km/h ou mais, pense o que sobrará deste encontro, peças? Partes? Pedaços? Pessoas? Resultados? Planos? Energia? Vou lhe contar, não sobrará nada além da conta cara para a Empresa, o Negócio, os Clientes, a Equipe, restando apenas duas pessoas desestruturando tudo a troco de nada novamente.
As pessoas têm que ter seus pontos de vistas diferentes, pois a adversidade promove o desenvolvimento, desde que haja aceitação, busca de entendimento, maturidade emocional e muita humildade para saber que algumas orientações serão seguidas e outras não. Não seremos e não podemos ser os donos da razão, pois nesse sentido perdemos a capacidade de aprender e nos tornamos obsoletos ao meio e achamos que estamos corretos e prontos.
Ninguém nasce pronto, todos nós, sem exceção, vamos formamos a cada dia, isto é regra de sucesso: aprender sempre, nunca saberemos de tudo, e as fontes de conhecimento são muitas, de entendimento poucos e de sabedoria? Essa é raríssima.
Devemos promover debates, mas saudáveis colocar todos para girar e ter a visão de cada ponto de vista, temperar isto com empatia. Nessa receita todos saberão onde os sapatos de cada um apertam e tenho certeza terão mais respeito a todos ao se posicionarem sobre algum assunto, mesmo que seja muito sensível.
A equipe deve se conhecer e focar nas qualidades individuais, e as partes que ainda estão em mudança e desenvolvimento, evitar expor, pois assim será guerra fria e altamente desgastante. Gestores que apontam a arma uns aos outros não produzem frutos saudáveis e em grande quantidade, se a máquina para ou produz menos que o esperado, todos pagam a conta, sem exceção.
Embates: desconstrução, debates: desenvolvimento. O primeiro rema contra o vento, o segundo ajusta as velas, um consome pessoas e resultados, o outro produz sucesso, um traz as trevas, o outro ilumina os caminhos, um cria e traz muitos mas muitos problemas, o outro traz opções de soluções e resolve, um grita e conspira, o outro fortalece seus atos e argumentos, um dá desculpas e coleciona muletas, o outro faz e segue adiante.
Não permita embates, promova debates! Não transforme sua vida, seu negócio em uma constante de matar ou morrer, pois não estamos em uma disputa de um contra o outro ou outros e sim juntos, lutando pela mesma causa que é crescer, desenvolver e compartilhar.
Bons negócios!
Obermayer Júnio

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top