Skip to content

Efeito Composto: Implacável!

A expressão: o copo d’água entornou, te lembra alguma coisa? Em algum momento da vida, do trabalho, do negócio pode ser que aconteça ou que já aconteceu, situação de fadiga, cansaço, alto nível de estresse que levam os pensamentos a se encurtarem e a não enxergar a meta proposta que é simples: vencer um dia de cada vez.

Quando não nos damos conta que a prática no dia-a-dia dos pensamentos, das ações, do convívio com as pessoas, dos lugares, dos assuntos do dia-a-dia, influenciarão em tudo, perdemos a capacidade de prever e até inventar o nosso futuro, pois é o conjunto da obra que determina e não um fato isolado.

Durante essa jornada que nada mais é que escolhas uma atrás da outra, umas abrindo muitas portas, e outras fechando algumas senão todas, pense: qual a base das decisões tomadas? Como calcular o risco? Se é que calculou. São mais comemorações ou consertos?

Nossa mente é igual a um cofre que só saca o que se deposita, por isto a importância de fazer bons depósitos de conhecimento, habilidades, posicionamentos, boas energias, pois quando precisar fazer um saque, terá em atitudes o valor que precisa para o momento.

A energia a qual nos alimenta diariamente transformando-se em força se chama ritual, rituais são pequenos momentos diários de zelo pela empresa mais importante que existe: Você. Esses rituais a qual chamo, nada mais são que situações simples, mas que lhe trazem um boa onda, como: tomar café da manhã, se exercitar, ver algum documentário ou filme, cozinhar, beber algum aperitivo na companhia de amigos, uma boa conversa, ouvir uma música, viajar fisicamente e mentalmente, meditação e oração, isto irá lhe ajudar a tomar decisões mais corretas e a se manter forte.

O que acontece na maioria das vezes é que não percebemos como estamos gastando nosso tempo e que culturas estamos absorvendo, e durante os períodos vão se acumulando tudo, determinando se serei promovido ou demitido, se serei apenas mais um, se meu negócio é uma aventura ou será algo inovador, se terei boas relações ou dificuldades nelas, se viverei para lutar ou reclamar, se trabalharei ou curtirei a vida toda (se gosta do que faz então nunca trabalhará), se levantarei as taças ou baterei palmas para os outros.

O efeito composto é implacável, silencioso, muito difícil de ser notado, mas caminha ao nosso lado desde quando adquirimos consciência, nos levando a plantar e colher, a comemorar e sofrer, e ele serve aos dois lados (bem e mal), aliás os dois lados são reféns dele, pois depende da sequência de tudo para aparecer.

É como um desenho que inicia, nos primeiros traços quem assiste apenas tenta acertar o que será, e não se enxerga muito além de riscos, que continuamente formam o desenho, quem desenha sabe onde chegará pois ele já está pronto em pensamento.

Qual desenho está fazendo hoje para o seu amanhã?

Bons negócios.

Obermayer Júnio                                

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top