Skip to content

Decisão: Qual Caminho Seguir?

Sempre foi e será comum na Vida de qualquer Pessoa/Empresa se deparar com muitas decisões a se tomar e com mais opções ainda. Com um mundo globalizado e conectado as informações, mudanças; a ansiedade opera num ritmo alucinante nos pressionando para tomada de decisão instantânea.

Querendo ou não o seu Hoje e o da sua Empresa nada mais é que o resultado das decisões tomadas frente às adversidades, opções encontradas naturalmente no caminho.

Então qual fórmula utilizar, se é que existe para decidir melhor?

Posso lhe dizer pela experiência de viver o dia-a-dia e sentir o processo, as pessoas e o suco desta mistura que é o resultado, que as Empresas de Grande Porte perdem muito para Empresas de Pequeno e Médio porte, no que se refere à tomada de decisão frente a maturação e transformação. Como assim?

As Empresas de Grande Porte, ao longo do seu crescimento, se depararam com muitas atitudes positivas e negativas, e cresceram, pois, as positivas foram maiores e melhores e esta situação as levaram a praticar duas características: o imediatismo e o ceticismo, pois querem tudo rápido e apenas acreditam vendo. Um exemplo: pessoas que vão ao médico (por obrigação) com sintomas de dor de anos de hábitos ruins, crendo que ficarão bem com os remédios (Drogas) em poucos dias e tomando acelerado sem respeitar o tempo de 12 em 12 horas, fazendo por conta própria de 8 em 8 horas ou menos, sabendo que essas drogas irão melhorar de um lado e atrapalhar de outro. É assim que as Grandes empresas reagem às adversidades: não respeitam o tempo das coisas e fecham ciclos que seriam excelentes. No fim das contas pode até ter resultados positivos, mas não é considerada uma prática saudável. Mais à frente explico como escolher melhor esse caminho.

Enquanto isso, as Pequenas e Médias Empresas como ainda estão em fase de tentar tudo e escolher o que deu certo, pois ainda não estão com pensamento padrão, tendem a serem mais assertivos a médio e longo prazo pois toda a Empresa tem os mesmos fatores, dentre eles está a Cultura Organizacional. É ela que dita o sucesso e o fracasso e não o mercado, pois com boa cultura há excelentes mudanças, adaptações ao meio, as empresas tendem a focar, apurar, respeitar e por feeling escolher e saber esperar o melhor.

Dessa forma, para tomar melhores decisões existem muitos caminhos a seguir, apenas comentarei os quais utilizei e obtive bons resultados. Primeiro: converta a decisão em fatores quantitativos (Números). Segundo: converta a decisão em fatores qualitativos (Qualidade das Ações) sempre aplicando aos dois o Tempo de Maturação (Pequeno, Médio, Longo prazo). Esta fórmula simples lhe dará condições para uma boa tomada de decisão, sabendo que uma Empresa/Carreira de sucesso não se faz sem aprendizado com perdas e fracasso ao longo do caminho, pois essas experiências são únicas e todos vão sentir algum dia, além de serem de grande valia para a solução de situações posteriores.

Se não pode prever o futuro, invente.

Bons negócios.

Obermayer

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top