Skip to content

Cultura Organizacional

Em nossa caminhada pela vida passamos, encontramos e vivemos com várias pessoas em diferentes lugares, tempos e períodos também diferentes. Nos identificamos com algumas, criamos parcerias ou então adversários, somamos com alguns, subtraímos com outros, deixamos um pouco de nós e carregamos um pouco dos outros. A soma desse crédito ou débito nos define hoje, pois somos frutos desses encontros, de chegadas e saídas, e é assim que formamos nossa cultura, ou melhor, nosso universo íntimo.

Nas Empresas ocorre a mesma situação, na sua história de desenvolvimento e crescimento vários membros colaboraram com o que ela vive atualmente, criando uma regra, um jeito, uma filosofia não descrita em procedimentos, mas que rege como as pessoas se comportam frente as situações do dia-a-dia, a chamada Cultura Organizacional.

Somos um universo em constante mudança, seja como vinho (apurando ou azedando), pensamos e agimos baseados no conhecimento adquirido, nas experiências vividas e nos exemplos observados, focando nas experiências temos a tendência de absorver das relações apenas a parte ruim por mais que repudiamos certas atitudes que sofremos. Inconscientemente passamos a pensar e agir com base nisto e sem perceber que nos tornamos frutos do meio, que sabemos não produz frutos bons.

E quando adentramos nas Empresas onde o relacionamento humano é intenso: ou somos mudados ou mudamos, sabendo que os dois ocorrem ao mesmo tempo, é necessário que os dois lados sejam éticos e que pensem no bem maior para todos, de maneira que a troca seja positiva. Pois quando o seu universo declara guerra dentro de outro universo, há perdas para os dois lados, pois vivemos de parcerias e não de quedas de braço.

Um ingrediente bom que soma positivamente a essa mistura cultura do colaborador x empresa se chama entendimento, pois através disto passamos a ver o outro como time e não como adversário.

Devemos ficar atentos a que cultura estamos inseridos e que resultados serão gerados, pois querendo ou não no meio em que vivemos influenciamos e somos influenciados. Aplicar simplicidade e serenidade é interessante, uma vez que estas te fornecem a visão do que irá se tornar a sua Empresa, seu negócio, sua vida.

O pensamento, o linguajar, o traquejo, as ações e suas decisões nada mais são do que o resultado dos lugares e das pessoas com quem passou maior parte do seu tempo.

Coloque uma águia a viver em um galinheiro para saber em alguns anos em o que se tornará.

 

 

Bons negócios.

 

Obermayer Júnio

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top