Skip to content

Auto sabotagem: Quando tiramos de nós mesmos.

E quando nossa mente passa a se ocupar e tramar contra nós? Já sentiu alguma vez ou várias vezes, que seus projetos começam bem, mas depois se perdem, como iniciar uma atividade física, um curso, uma dieta, um pensamento, uma atitude, e logo de cara parar? O interessante é que antes disto tudo iniciar, a energia era boa e só enxergava a luz e que rapidamente como um raio o foco da visão foi enxergando a sombra e foi se sentindo cada vez menor, menor até que se rendeu e entregou ao nada, a troco de nada o seu projeto, seu objetivo.

Já aconteceu de perder os prazos de entrega de relatórios ou algo semelhante que era importantíssimo, apenas por que procrastinou? Teve o tempo necessário, as ferramentas, o conhecimento e entendimento, as pessoas a quem recorrer, mas algo foi mais forte. Algo que você mesmo alimentou lhe dominou e no andamento foi caminhando cada vez mais lento até parar e se perder no próprio caminho, sem saber de onde e para onde ia, sofrendo a cada instante por não ter cumprido sua obrigação, ciente das consequências.

Ter o prazer de conquistar algo muito difícil, mas que comemorou pouco, aliás timidamente, e ficou pensando que foi apenas sorte nada mais, e que qualquer um podia ter conseguido, se preocupando que com o tempo essa sorte se vai e ficará a mercê da derrota.

Nossa realidade é composta disto: a auto sabotagem, e tudo isto começa no pensamento, como dizia Henry Ford “as pessoas não fracassam, elas desistem”. Vamos entender este sentimento que nos deixa tão para baixo, que encerra muitos sonhos, que nos aterra no fundo de um poço escuro, descarrega nossa bateria que até agora pouco estava com 100% de carga, consegue parar um trem bala  em segundos, transforma um projeto em pesadelo ou em nada mesmo.

Isto irá acontecer seja ela motivada por fatores externos negativos que não estavam no plano (o que para mim é altamente normal pois não controlamos nada, apenas como vamos reagir diante desses imprevistos que a vida guarda) ou fatores internos sem uma base estabelecida, apenas falta de autoconhecimento, necessidade de imergir dentro de você mesmo. Temos uma configuração padrão de fábrica, informações iguais e básicas em nossas placas mãe, que nos desconstroem em certas situações, seguindo sempre a regra: o que doe em mim também doe no outro, então não façamos com os outros o que não gostaríamos que fizessem com a gente.

Vamos eliminar essa parte ruim de nossa essência. Tudo começa no pensamento, então é para lá que vamos, toda vez que um pensamento ruim vier, tenha um milhão de outros bons motivos para focar, assim irá neutralizar esta parte descartável que não agrega em nada.

Quando aceitar um projeto, um plano, ou qualquer outra coisa que demande tempo e muito trabalho para ser feito, tenha sempre em mãos uma agenda para anotar tudo e colocar datas como missão e não apenas como uma meta. Pois missão é cumprida e meta não, a primeira não aceita desculpas, com a segunda qualquer argumento é válido mesmo sabendo que não resolverá nada para nenhum dos lados.

Toda vez que vencer, comemore e muito, pois nunca foi e nunca será sorte, liste suas qualificações, suas qualidades, veja seu esforço diário, mas seja realista e não se iluda e confunda eficiência e eficácia. Eficiência são pessoas que trabalham muito, quase morrem e produzem muito pouco, a pessoa eficaz consegue produzir muito e com qualidade, economizando e otimizando todos os recursos disponíveis. Verá que a sorte a quem venera não tem nada a ver, foi mais uma das várias pegadinhas da mente.

Leve sempre sua mente ao lugar seguro quando sentir que será sabotado, existem também pessoas, lugares, música que ajudam a gente a se libertar desta falsa prisão.

Procure descobrir e utilizar quais boas ferramentas estão disponíveis para seu uso exclusivo em busca do bem comum, verá que quanto mais utilizada, mais afiada e melhor ficará.

Bons negócios.

Obermayer Júnio                                 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top