Ansiedade: Ajuda ou Atrapalha? Uma visão Empresarial
Abordamos primeiramente a ansiedade na vida pessoal e suas consequências. Tensão muscular, indisposição digestiva, receio de falar em público, perfeccionismo, preocupações constantes, são alguns fatores que geram ansiedade.
Lembramos que a perfeição é algo impossível de se conseguir, portanto, é imprescindível que as pessoas se adaptem para fazer o melhor e não ficar buscando a perfeição. “O bom é inimigo do ótimo”. Ficar satisfeita com as atitudes e tomadas de decisões objetivando colher o melhor é mais valioso do que ficar sofrendo para alcançar o topo.
Na visão ou vida Empresarial não é por todo diferente.
A pressão do mercado, a apreensão nas vendas que não acontecem, a falta e/ou atraso na entrega dos produtos que movimentam seus negócios, o cancelamento das vendas futuras, o aluguel que vence no final do mês, o pagamento dos salários dos colaboradores dentre outros, são fatores que podem tornar a vida do Empresário angustiante.
No meio empresarial, tem-se todo um planejamento, uma programação, metas a serem alcançadas, objetivos a serem cumpridos e a ansiedade poderá afetar diretamente a produtividade das pessoas, tornando-as desmotivadas, se dispersando em diversas tarefas ou assuntos, dificultando na manutenção do foco em uma única atividade, tornando-as dispersas e desinteressadas em concretizar e finalizar o proposto, vindo a se tornar pessoas procrastinadoras.
Tanto para a vida pessoal como para vida Empresarial, existem algumas atividades que poderão ajudar a diminuir e controlar a ansiedade.
Pratique alguma atividade física, evite a obesidade, pois as pessoas tendem a descarregar sua ansiedade na comida, na bebida, no cafezinho, ouça um pouco de música, converse com seus familiares e amigos, distraia e saia da rotina e da pressão.
Sempre que possível, deixe no trabalho seus problemas da vida empresarial e nunca os leve para a casa, desligue um pouco e pratique meditação, aprenda a “escutar” sua respiração.
Alguns minutos de privacidade, em um local agradável poderá fazer toda a diferença. Desligue-se do mundo, dê um tempo a você mesmo e viva a vida como ela merece ser vivida.
Fique na paz interior!
Carlos Melo
This Post Has 0 Comments