Alicerces
Após falarmos sobre os 4 pilares existentes em uma empresa, estes que lhe dão um norte e mostram se o caminho seguido é o correto, precisamos falar sobre as bases que sustentam estes pilares, os alicerces que garantem que os 4 pilares sejam sólidos e se tornem, de fato, um resultado positivo para a empresa.
Não importa o segmento, o tamanho ou há quanto tempo está no mercado, toda e qualquer empresa se sustenta baseando-se em 3 fatores: tecnologia, processos e pessoas. Algumas mais tecnológicas, outras menos. Algumas com processos definidos, outras (a maioria) com poucos ou nenhum processo padrão estabelecido. Algumas com muitos colaboradores, outras com poucos.
Ao questionarmos aos gestores de empresas qual dos 3 fatores é mais difícil de se conseguir, as respostas divergem: alguns dizem que é a tecnologia, pois acompanhar os avanços tecnológicos é demasiado caro. Outros acham que são os processos, pois devido ao grande número dos mesmos envolvidos em toda a cadeia da empresa, consideram difícil mensurar e determinar processos padrão a serem seguidos. Outros dizem que o mais difícil de se conseguir são as pessoas, pois está cada vez mais difícil encontrar alguém que se encaixe nos cargos oferecidos.
Aqueles que acham que a tecnologia é o mais difícil, pensam isso devido aos avanços tecnológicos que ocorrem a cada segundo. Mas se formos analisar bem, tecnologia, principalmente nos dias de hoje, não é difícil de conseguir. Existem empresas especializadas em criar softwares que fazem de tudo que se possa imaginar, com condições de pagamento facilitadas e com suporte técnico sempre disponível. Em um âmbito geral, a tecnologia é o mais fácil de se adquirir nos dias de hoje.
Em segundo lugar, temos aqueles que pensam que os processos são os mais difíceis, e consigo entender seu ponto de vista. Em uma empresa de varejo, existem cerca de 409 processos que ocorrem em sua cadeia, logo para muitos é difícil identificar, mensurar e padronizar tais processos. Mas com dedicação e suporte especializado, fica muito mais fácil identificar os processos executados, padroniza-los e documenta-los para facilitar o dia a dia da empresa. Logo, os processos são o segundo alicerce mais difícil de se adquirir.
Dessa forma, aqueles que respondem que pessoas são o fator mais difícil de se conseguir, são os mais corretos. Mas aí você se pergunta: como em um país com mais de 200 milhões de habitantes é difícil conseguir pessoas? A resposta é simples: é fácil conseguir pessoas, mas é difícil conseguir pessoas qualificadas para os cargos. Não, não estou falando de mestres ou doutores… estou falando de uma ficha limpa, ou simplesmente, caráter. Como sempre ouço meu mestre e mentor falar: “devemos contratar caráter e treinar pessoas, se fizermos o contrário, nunca dará certo”. E se formos analisar, é um fato.
Se resolvermos contratar uma pessoa por ela se encaixar perfeitamente com determinado cargo, sem levarmos em conta seu caráter, será só questão de tempo até que esta pessoa tire proveito de oportunidades pensando em si mesma, e não no bem maior que é a empresa. Sabendo também que este tipo de pessoa, tende a usar de artimanhas para conseguir aliados em suas falcatruas. É neste ponto que começam os desvios e as fraudes que, de gotinha em gotinha, tiram de sua empresa a chance de crescer de forma saudável.
Ao contratarmos caráter, ou seja, uma pessoa de boa índole, com bons antecedentes, disposta a aprender e que vista a camisa da empresa, teremos a chance de treinar e moldar um profissional, que em um primeiro momento, até poderia não se encaixar no cargo, mas que com sua força de vontade, se mostrará alguém com quem a empresa possa contar sempre.
Contrate caráter e treine pessoas! Essa é a melhor forma de alicerçar a sua empresa!
Bons negócios!
Erika Almeida [email protected]
This Post Has 0 Comments