Negação: A Algema Que te Impede de Desenvolver.
As vezes é difícil perceber que estamos errados, não por ignorância, mas apenas por acreditarmos que aquela forma de agir ou pensar não é a mais correta diante das circunstâncias. O problema é que a mudança de atitude ou pensamento as vezes é dolorosa. Dolorosa ao ponto de decidirmos que é melhor continuar como estamos, do que admitir que estamos errados.
Isso é a famosa negação. Mesmo que inconscientemente, a partir do momento que negamos algo que sabemos que é verdade, estamos tirando de nós mesmos a capacidade de desenvolvimento e de melhoria pessoal ou profissional. Não vou falar que é fácil admitirmos que estamos errados, em alguns casos é mais fácil sentir uma dor lancinante do que admitir que estamos errados.
Quando temos essa dificuldade, a dificuldade de admitir nossos erros, nada mais é que o nosso ego sobressaindo à nossa racionalidade, e isso não nos levará a lugar algum, além do fracasso. Nosso ego e o orgulho não permitem que admitamos nossos erros e se não admitirmos nossos erros, jamais conseguiremos mudar para melhorar. Não adianta de nada saber a doença que se tem, se não se toma as atitudes necessárias para curá-la.
Não é errado errar, muito menos admitir que se está errado. Errado é não admitir os erros e, além disso, tentar justificar o erro cometido, isso é sinal da maior fraqueza que poderia haver no ser humano. Dizem que alguns erros não têm justificativa, mas fato é que nenhum erro possui justificativa plausível. Não se justifica um erro, apenas devemos admiti-lo e procurar consertá-lo de maneira a não repeti-lo novamente.
Mas a justificativa é tão mais fácil do que a busca por mudança, não é mesmo? É muito mais fácil crer veementemente que aquilo que fazemos, fazemos por um motivo, do que enxergar que aquilo está errado e precisa ser mudado urgentemente. É mais fácil, porém não é o ideal, não é o que nos fará bem, não no resultado final de nossas atitudes.
O ideal mesmo é admitir que estamos errados, por mais que doa, por mais que nosso ego no
s massacre em nossos pensamentos nos chamando de fracos, de incompetentes, de medíocres. Nosso maior inimigo está dentro e não fora. Se educarmos nosso eu interior a perceber que o mundo não gira ao nosso redor, fica mais fácil de entender nossos erros e procurar melhorá-los para que não se repitam.
A partir do momento que admitimos nossos erros, tiramos a faixa que cobre nossos olhos chamada negação. Já ouviu a expressão de alguém estar “em negação”? Pois então, quando alguém atinge este estágio, não se enxerga mais nada além de si próprio, o excesso de confiança, o egocentrismo e a prepotência são sinais de que a ladeira para o fracasso já se iniciou, então admitir os nossos erros nos cura da cegueira que a negação nos coloca.
Se queremos corrigir um erro, devemos colocar em prática apenas três palavras: Humildade, Inteligência e Maturidade. Humildade para enxergar e admitir nossos erros, inteligência para aprender com eles e não repeti-los novamente e maturidade, para pedir desculpas e corrigi-los.
Já se desprendeu da corrente da negação? Se não, o faça enquanto é tempo!
Bons Negócios!
Erika Almeida
This Post Has 0 Comments