Skip to content

Estou em Transição ou Desenvolvimento?

Pense comigo, uma semente plantada na terra ela está transitando para se tornar uma árvore ou ela simplesmente está em desenvolvimento? Veja o quão perto são as duas situações as quais propus, tendendo até mesmo a serem semelhantes, mas não se engane, o mesmo ocorre no seu negócio, no seu trabalho e na sua vida, de uma forma leve e muitas vezes imperceptível.

Se algum dia, por acaso, vier a plantar uma árvore ou alguma planta, poderá ficar dias a olhando nascer, esse processo será tão lento entre aparecimento e crescimento que é quase imperceptível aos nossos olhos. Mas com o tempo e a distância certa poderá ver ou até comer dos frutos que produziu e assim achar que é até mágica o que está vendo, e não, não é mágica é o simples processo da vida.

Vamos procurar entender e não conhecer, a transição seria garantia de algo melhor? Não, mas para a maioria sim, é mais fácil, transitar na vida buscando aquele grande dia, pois em movimento achamos que estamos ganhando (se pensa assim lhe desejo meus sentimentos ou boa sorte, pode escolher), do que realmente olhar para frente, olhando para onde queremos estar e traçar um plano que será muito doloroso e que valerá a pena.

Progresso, aprendizado, domínio, crescimento, referência, tudo isto está diretamente ligado ao desenvolvimento. Desenvolver significa realizar a sua tão importante jornada na busca de si e do meio, calibrando para evitar os excessos, e voltando melhor para si e o meio em que vive. Antes de desenvolver, você simplesmente consome tudo dos outros, é um simples consumista, mas após isto se torna quem alimenta a criatividade, quem fornece a quem consome.

O grande pulo é saber se neste momento está transitando ou desenvolvendo, pois na caminhada todas as duas são importantes, entendendo que desenvolver deve ser a maior parte, pois não se pode ficar sempre transitando, ou pulando de galho em galho. A transição ou período transitório, ocorre quando não se tem as melhores condições para fazer o seu melhor, e mesmo assim o faz, ocorre quando se está atolado e consegue enxergar que mais a frente isto acaba, apenas essa visão acaba por gerar energia para lutar.

Lembrando que temos por costume, focar sempre no desafio e muitas das vezes não vemos o diamante escondido, por fim não o pegamos e reclamamos, pensando que o mundo conspira contra, e não, o mundo não conspira, quem faz isso é o meu eu contra eu mesmo, simples fato.

Nunca ouvi de quem está se desenvolvendo reclamação ou argumentos, ou até derrotas, pois nunca desistem, persistem até mudar tudo. Todos já estiveram, estão ou estarão transitando ou desenvolvendo. O que muda nisto tudo, são as atitudes, umas serão iguais a de um cachorro correndo nervoso e atacando o próprio rabo, consumindo tempo e energia sem chagar a lugar nenhum, outros enxergam que o próprio rabo (apenas como referência ao cachorro) é apenas distração e se lançam em busca de coisas maiores e desafiadoras.

Têm momentos que vamos mudar, têm situações que vão nos mudar a força, nunca saberemos o que o futuro nos guarda. Mas podemos evitar cair em armadilhas e acreditar em mágicas achando que a vida é fácil, que todos os bem sucedidos chegaram aonde estão por acaso, que a noite foi feita para dormir, e que tudo é música e que todos vão vencer, não existe na linha lícita, ganho com receitinha de bolo pronta.

Transitar ou desenvolver… eis a questão.

 

Bons negócios!

Obermayer Júnio

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top