Reflexos
Quando olhamos no espelho, vemos nosso reflexo, fato. Mas reflexo não se resume somente à aquilo que vemos ali. Nosso reflexo tem muito mais variáveis do que somente questões de sexo, idade ou beleza. Tudo à nossa volta têm impacto sobre o nosso reflexo, ou seja, impacta na forma como nos vemos e como o mundo nos vê.
Quando temos algum problema pessoal, seja um filho doente, um pai ou uma mãe acamada ou a perda de um ente querido, refletimos aos demais a forma como nos sentimos. O mesmo ocorre quando uma onda de coisas boas acontece: uma conquista pessoal, uma noite bem dormida, uma boa notícia. Por mais que tentemos esconder, aqueles que convivem conosco diariamente saberão que algo está diferente, pois emitimos uma onda. E como uma onda, seja ela boa ou ruim, acaba por afetar os demais. E infelizmente, quando essa onda é ruim, ela se propaga mais rápido.
No ambiente de trabalho não é diferente, a empresa é o reflexo daquilo que seus colaboradores transparecem àqueles que procuram seus serviços. Basta um mau atendimento e o reflexo da empresa perante um pequeno grupo de pessoas já muda, e se esse fato ocorrer constantemente, a tendência é a empresa perder cada vez mais clientes, mais credibilidade e dar espaço para a concorrência ganhar vantagem.
Nesses momentos, percebemos que sempre, mesmo que em minoria, há alguém que não desanima. Seja em prol de si mesmo, ou de terceiros, sempre há um otimista. Um pai, por mais cansado que esteja, não deixa a peteca cair em prol do sustento de sua família, sempre buscando um amanhã de vitórias. Uma mãe, por mais exausta que esteja, segura a barra visando o bem-estar de seus filhos, crendo veementemente que o dia seguinte será um dia melhor. Um empresário, por mais desanimado que esteja, segue buscando o melhor para sua empresa e seus colaboradores.
Da mesma forma como acontece em nossas vidas pessoais, toda empresa precisa de uma ou mais âncoras, alguém para não deixar a peteca cair e dar aquele sopro de ânimo aos demais, e se esse alguém for um líder, melhor ainda.
Líder não é só aquele que delega funções, lidera e toma as pancadas pela equipe, não. Líder é aquele que aguenta as pontas e mostra para os demais que é possível, por mais que todos duvidem. Líder é aquele que incentiva cada um a dar o melhor de si. Líder é aquele que mostra confiança e acredita no potencial de cada um. Líder é aquele que ajuda os demais a se levantarem, mesmo que esteja mais cansado que todos. É aquele que não desiste, por mais que as circunstâncias não colaborem. Líder é aquele que reflete na equipe a confiança e o otimismo, garantindo a todos que é possível, mas que só é possível sem ninguém desistir.
Seja um reflexo de confiança e otimismo àqueles que te cercam, mesmo nos dias mais difíceis.
Bons negócios!
Erika Almeida
This Post Has 0 Comments