Emoção e a Mídia da Motivação
Todos querem e desejam estar focados, engajados, as empresas promovem investimentos em palestras, métodos, premiações, inclusões, pesquisa de clima, estudo de mercado, as pessoas por sua vez investem seu tempo em aprendizado, trabalho, gastam sua energia tentando aplicar o que foi colocado em aula. Isso tudo acontece para que haja convergência entre ambos: empresas, pessoas e resultados, essa conta era para ser simples, mas não é e nunca será, existe aí uma parte mais complexa.
Vamos lá, pessoas não gostam de controle e nem de serem controladas, a maioria ainda crê que exista liberdade para tudo, e lhe digo que não existe, pois essa maioria enxerga essa liberdade, mas não enxerga a responsabilidade, pois essa segunda é o pilar da primeira. A liberdade sem essa premissa básica é somente ilusão, e digo mais, a responsabilidade sem disciplina é como decolar em dois minutos e cair em três, então já sabe, a sua liberdade será alicerçada na responsabilidade que por sua vez é feita de disciplina.
Para tudo que deve ser feito sempre haverá muitos métodos de execução, mas somente uma metodologia assertiva, e encontrar essa receita não será tarefa fácil e nem barata, aqui pode se confundir quem irá ganhar mais com uma metodologia inovadora (que economiza tempo, energia, dinheiro e humor), será a empresa ou os colaboradores? Aqui seria como saber quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? A metodologia será como física de oitava série em que a menor distância entre dois pontos sempre será uma linha reta.
Gestão, hoje existem de projetos, de processos, de pessoas e uma infinidade, mas quando se fala em gestão nunca poderemos excluir que pessoas é que produzem resultados, então gestão se torna uma palavra gigantesca, pois define o que as pessoas vão sentir e produzir sob a liderança de alguém, carrega-se aqui uma carga que pode ser um fardo, mas por quê? O líder tendo capacidade de gestão irá aguçar mais pessoas a se tornarem melhores do que são, enfim todas as esferas de suas vidas serão afetadas e para melhor, agora o líder não tendo a capacidade de liderar e gerir irá transformar isso em um fardo para ele e todos à sua volta, irá contaminar, irá castrar os talentos, seis se tornarão três, a maioria será menos da metade que é, o cargo ocupado não condiz com suas competências.
Agora a metodologia de trabalho estando pronta, as pessoas estando treinadas, engajadas, o ambiente estando limpo, organizado, a liderança estando alinhada aos anseios da empresa e da equipe, essa receita produz muito resultado consistente e contínuo, pois isso é motivação e está em sua sã pureza: cadenciada e em frente, não produz barulho, é silenciosa e é daí que brotam os melhores frutos, a emoção por sua vez é barulhenta, bonita, mas acaba igual uma estrela cadente: em poucos segundos.
Sucesso não será um momento, pessoas não serão números e sempre serão o maior e melhor desafio, metodologia sempre será a melhor maneira de se libertar ou melhor de garantir liberdade, gestão será a sua capacidade de guiar ou ser guiado.
Bons negócios, de vida aliás!
Obermayer Júnio
This Post Has 0 Comments