Skip to content

Nunca será Suficiente, até que Acabe.

Todos temos desejos ilimitados, por isso há tantos lançamentos dos mais variados produtos e serviços, muitas opções que fazem do mercado uma carnificina comercial e profissional, e do cliente apenas um número dentro de vários, daí surgem vários problemas como inundações de lançamentos, falta de ética pois num mercado muito competitivo a maioria parte para o lado obscuro da vitória, vencendo a qualquer preço.

Nesta situação de muitos produtos, a sua grande maioria chega até o mercado com projetos ainda não finalizados, em pré-projetos ainda, cheios de vícios, de erros, de ferramentas que não funcionam bem, e engana quem acha que a empresa perde pois na maioria das vezes não perde, pois, seu capital (já está no caixa pois o cliente comprou) agora será de uma longa espera do cliente para consertar ou trocar (imagine quantos profissionais chegam ao mercado sem estarem prontos, mas com um currículo digno de Nobel).

Agora imagine o cliente ansioso pela compra de algo novo, quem nem se sabe a sua real necessidade ou uso. As empresas tem um arsenal de mentes brilhantes criando demanda para algo que se torne vendável no mercado, essa busca frenética de algo que não se sabe, causam muitas doenças mentais, as mais conhecidas: ansiedade e depressão. (quantas coisas já adquiriu, mas que não utilizou, pelo simples impulso de um momento).

E a grande mídia sabe exatamente como te manipular pelos comercias, pois ela não vende produtos ou serviços ela coloca propagandas que vendem momentos, emoções ou sensações, um exemplo da última década foi sobre a natureza, o esporte enfim a aventura que alguns produtos podem lhe proporcionar, mas não pense que inventaram tudo isso, pois não inventaram, eles apenas descobriram o quanto todos estão buscando esse momento de se tornarem atleta, aventureiro, desbravador da noite para o dia, e olha tem até o biotipo da pessoa que apresenta (a busca pela válvula de escape).

Agora vamos dizer que encontrou o que realmente lhe serve, exemplo viajar todo fim semana e fazer uma trilha, mas no carro da propaganda que adquiriu recentemente pois o anúncio vendia a imagem de liberdade, pois bem em um prazo máximo de 6 meses esse carro e esse plano de fim de semana não terão mais sabor, logo terá que buscar algo para suprir essa lacuna que sempre será assim, dessa maneira entrará num ciclo vicioso de consumo impulsionado pelo íntimo, que ás vezes não sabe o que quer e pelo meio de saber que existe sempre esse espaço vazio.

Quando se descobre algo bom que nos preenche, que a faz a gente se sentir bem, temos que equilibrar pois tudo que dá prazer também vicia, e se vicia não faz mais bem, pois já perdeu seu equilíbrio e a taxa de retorno de satisfação, verá que escolher um curso de faculdade era simples, hoje não, comprar pão, procurar emprego, concurso, tudo muito simples, agora olhe a busca de relacionamentos, de veículos, roupas, comidas, viagens, parece que se tornou tão complicado de escolher pela vasta opções e pacotes, não estou dizendo que sou contra a concorrência ou a adversidade, mas essa normalidade a qual a maioria vive, não é, não podemos provar de tudo para saber se é ruim ou bom, isso os mais sábios e os livros já dizem.

A onda de que só se vive uma vez, está cada vez mais cheias de adeptos, que em contrapartida para ficar bem o outro deve ficar ferrado. A frase “conhece-te a si mesmo e conhecerá o universo e os deuses.” Sócrates, é e sempre será o melhor caminho, pois ela lhe instiga a fazer a busca do autoconhecimento, a arte do estudo próprio sendo essa a mais árdua jornada que poderá fazer em sua via.

 

Bons negócios, de vida aliás!

Obermayer Júnio

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top