Estoque – Prevendo e Prevenindo o Futuro.
O melhor dos mundos para o empresário é poder “trabalhar” com o estoque do fornecedor, ou seja, assim que haja uma necessidade de determinados produtos devido às vendas realizadas para um cliente, que os produtos estejam disponíveis o mais rápido possível.
Citamos aqui o processo “Just in time”, muito utilizada pelas indústrias automobilísticas que não mantêm estoque nas fábricas e na medida da necessidade, enviam a programação para os fornecedores com a data e horário que estes produtos serão utilizados na montagem e os fornecedores, normalmente estabelecidos próximos à planta produtiva, disponibilizam de forma imediata.
Lembramos que o estoque de produtos impacta no fluxo de capital parado e fazem parte significativa dos ativos da organização, sendo de extrema importância o controle do mesmo, pois ali estão representados dinheiro e lucros a serem aferidos.
O Gerenciamento do estoque deve estar bem alinhado com a perspectiva de venda, servindo como uma ferramenta estratégica no momento da competitividade com os concorrentes, uma vez que a empresa terá o produto de pronto atendimento, contemplando o cliente que quer ter sua mercadoria de compra “para ontem”.
O empresário além de ficar atento à movimentação do mercado, principalmente no momento que estamos vivendo e vivenciando devido à pandemia do COVID 19, greves nas fábricas e greve dos caminhoneiros, fechamento de operações dos fornecedores, muitas com fechamento definitivo de suas atividades, deve ter sempre conhecimento do giro de cada produto dentro de seu negócio, conhecer aqueles que têm maior demanda de curto prazo.
Outro fator importante que o empresário deve levar em consideração é que o excesso de estoque, principalmente de produtos sazonais, pode tornar-se obsoletos, ocasionando prejuízos enormes para a empresa, uma vez que já houve o desembolso financeiro para aquisição dos mesmos e quando vendidos, impactarão na margem de seu negócio.
Ressaltamos que o bom relacionamento com os fornecedores é de suma importância para que, se for o caso, conseguir trocar os produtos parados por outros de maior saída. Queima de estoque realizando promoções com valores atrativos, efetuando vendas “casadas” de produtos há muito estocados com produtos de maior procura, é também uma situação a ser pensada e desenvolvida.
Além dos problemas acima citados, a decisão para o empresariado é desafiante, pois poderá determinar segurança no atendimento ao cliente, proteção contra possíveis aumentos de preços, obtenção de descontos favoráveis nas negociações perante aos fornecedores, insegurança na entrega em tempo hábil pois a falta do produto desejado afasta o consumidor e denigre a imagem da empresa.
O momento é de decisão, procure ter o controle total de seu negócio e de seu mercado de atuação, sua localização, seus concorrentes e faça diferente e se torne um referencial para seu público.
Bons negócios!!!!!
Carlos Melo
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