Skip to content

Absorver ou Amortecer?

Em toda jornada haverá elementos comuns: desafios, decisões erradas e corretas, imprevistos internos e externos, desânimo e ânimo, fracassos e sucesso. São enredos simples de histórias de quem irá contar sua trajetória e o ideal é que do meio para o fim, a história mostre ares de conquista e reviravoltas, onde se enxerga e chega até o ponto planejado.

Os fatos acima irão acontecer, já aconteceram ou estão neste momento acontecendo, e terão duas opções: absorver ou amortecer (as outras opções de fugir, fingir não trazem bons frutos, por isso não as coloquei), as duas ações são muito semelhantes, mas não se engane pois existe uma diferença monstruosa entre elas.

Saber enxergar o momento e planejar para agir corretamente, fornecendo a ação correta na hora certa, gastando menos energia, desprendendo menos poder de fogo, economizando tempo, sendo cirúrgico no ponto certo, é e será esporte para poucos, principalmente para a alta gestão, que distribui as tarefas para sua equipe. Agora imagine na sua vida, verá que o toma lá dá cá não é tão interessante como parece, pois gasta-se 10 para recuperar 8, essa conta não fecha.

A absorção tende a ser a mais usada, pois requer pouco ou quase nada de estratégia e atitude, é somente permitir descer garganta abaixo um gato de ré e ficar firme, como se não estivesse sentindo, mesmo neste instante sentindo o inferno astral na sua pior maneira. Mas o que a absorção ensina? Nada! Ela não te ensina nada a não ser se tornar um passivo, como se definhar em prestações, um passageiro de sua própria agonia, um torcedor apenas, pois  com o tempo não sentirá mais nenhuma vontade de pensar e agir, ficando inerte a sua própria existência, servindo apenas de saco de pancadas de tudo e todos.

Por sua vez o amortecimento já me mostra o contrário, pois serei golpeando em algum ou em todos os momentos, tenho que saber somente receber, distribuir ou devolver. Pense que amortecer é assimilar e devolver no mesmo nível ou melhor, não imagine que é fácil, pois não é, requer muito treinamento mental (gestão da emoção), busca do autoconhecimento constantemente (gatilhos mentais). Estar sempre imaginando os cenários futuros para cada decisão tomada ou não e que impacto isto causará, não podemos investir 10 para ganhar somente 8, nesta conta já se entra perdendo.

Estar aterrado faz com que eu absorva toda pancada, isto ocorrendo em algum momento meu corpo dirá: Não aguento mais! Nesta hora já se foi (imagine um carro vindo a 80km/h se ele te bater e estiver com os pés fixos no chão suas pernas serão quebradas e será arremessado, mas se estiver nas pontas do pé irá apenas rodopiar e o estrago tende a ser menor), ideias, planos, estratégias, enfim o novo não roda em cabeças quadradas.

Eliminar essa essência primitiva da absorção é importante, atitude esta que evitará se tornar um fantoche, uma lata de lixo ou apenas um fornecedor de vitória para os sempre derrotados. Quando digo que amortecer é receber e distribuir, tome cuidado pois é necessário equilíbrio e discernimento para utilizar, evitando ser um imediatista que repele tudo que não lhe agrada, não se esqueça, aprendemos muito mais com o desconforto do que com o conforto, pois em zona de conforto não cresce nada.

O que a vida lhe trouxer de bom absorva até última gota e não desperdice, o que a vida lhe trouxer de desafio, de mudança apenas amorteça, pois se fizer o contrário será uma tragédia.

Bons negócios, de vida aliás!

Obermayer Júnio

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top