Estado e Dados: Decisão ou Delírio?
Decidir, definir, mudar, acertar ou errar, não é mero acaso do destino, é somente um conjunto de dados alinhados a um estado de plena inércia ou não. Número não sente, não é volátil, pelo contrário o seu número é real e exato, e se não estiver do seu agrado não há nada a fazer, pois já foi feito, tendo que mudar a partir deste presente momento para mudar este no futuro.
Os dados são registros de eventos que, se forem agrupados de forma lógica e sistêmica se transformam em informação para auxílio na tomada de decisão, mas devem ser acompanhados diariamente, pois se formam a cada minuto que passa e se esperarmos ou verificarmos apenas no fim não terá nada a fazer, a não ser se programar para a próxima etapa.
Os dados reunidos são importantes, pois irão sinalizar se a estrada a qual está percorrendo está correta, se é necessário mudar ou até fazer alguns ajustes, e pode-se aplicar em tudo: o tempo gasto até o trabalho, o consumo de veículo e do corpo, o tempo de desgaste, tempo de retorno, tempo de investimento ou gasto, o que deixei de perder ou o que ganhei. Aqui se quebra uma ilusão, pois o que preveniu não se contabiliza, diante deste fica a impressão de que não fez ou não foi feito nada e foi só acaso do destino. E esta conta será cara, pois isto será cortado e o prejuízo que antes não existia irá aparecer.
Esses mesmos números reunidos além de uma informação, também geram muitos indicadores. Verá que se dividir a palavra indica-dores ela por si só revela algo doloroso que a maioria não deseja ver pelo simples fato de ter que atuar frente ao que está exposto. Essa atuação também é algo pesado, pois a palavra por si só já demonstra a-tua-ação que terá que vir de você. Qual a diferença entre ação e atuação? A ação não garante o resultado, mas somente a atitude, a atuação por sua vez chega ao objetivo proposto.
Imagine que endividamento e sobra de dinheiro em caixa, são apenas rotinas bem e mal feitas, executadas diariamente, a maioria esquece que uma hora a conta chega, e para alguns muito cara. Também não adianta em nada ter esses dados completos e corretos e estar em um estado totalmente fora do negócio, pois qualquer rumo tomado será errado.
O seu estado é a chave para a compreensão correta dos dados e a decisão certeira, se sua sinergia não estiver alinhada ao propósito maior que cubra todos, não terá o efeito esperado. Pelo contrário, será negativo e irá piorar uma situação já ruim ou azedar algo que estava bom. Tendo as informações em mãos e não tendo condições de decidir, não decida no momento, mas defina dia e hora para resolver e não se permita prolongar algo que já indica o que fazer.
O estado a qual me refiro é igual ao clima, as estações, tem se o tempo de preparo, da plantação, da manutenção, do cuidado, da colheita e consequentemente a venda. Tenho que estar presente em todos eles, cuidando para que minha mente não viaje no passado ou no futuro, pois enquanto se viaja tudo está acontecendo e muito rápido. Garanta que os números encontrados possam ser auditados, pois deve-se confiar, mas sempre auditar.
Pode-se ignorar esses dados, essas informações, esses indicadores, o seu estado, mas infelizmente não poderá ignorar a consequência, ou melhor, o resultado adquirido, pois ele é somente seu.
Tudo pode e deve se transformar em dados, verás com isso que performar melhor é bem mais simples e fácil, faça as contas e se não tem os números procure, transforme e crie.
Bons negócios, de vida aliás!
Obermayer Júnio
This Post Has 0 Comments