Zona de Conforto – Uma Luta com Si Próprio!
Nossa vida está em constante mutação e nos exige ações constantes, mas, uma grande parte das pessoas se acomoda naquilo que estão vivendo, fazendo, trabalhando e desenvolvendo.
Dizemos que estas pessoas estão em sua zona de conforto, tanto pessoal como profissional, onde se sentem seguras e onde estão familiarizadas com seu cotidiano. Sentem medo de promover quaisquer mudanças, quer por não acreditarem em seu potencial e/ou receber opiniões adversas de outras pessoas, mesmo daquelas pessoas que a acercam, que convivem diariamente.
No dia a dia, encontramos várias pessoas bem-sucedidas, que por estarem habituadas com o seu cotidiano, acostumadas com o que fazem e com o que podem oferecer, acostumadas com sua morada e até mesmo com seu ambiente de trabalho (há anos estou estabelecido neste endereço! A vizinhança toda já me conhece! Minha casa fica próxima a meu local de trabalho!), sentem receio de procurar o novo e não abandonam sua zona de conforto.
Nas atividades das empresas não é diferente. Encontramos vários encarregados, colaboradores, gerentes que vivem acomodados com o que fazem e não procuram novos desafios, novas oportunidades de aprimorar seus conhecimentos e implementar mudanças que irão beneficiar a si próprios bem como a organização como um todo.
Se quisermos algo novo, novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento, devemos nos arriscar mais, ampliar nossa zona de conforto, buscar novos desafios, novos conhecimentos e aprender a lidar com estes desafiantes problemas.
O céu é o limite e já que ampliamos nossa zona de conforto, temos que ter o propósito de entrarmos na chamada Zona de Superação, onde vamos definir nossos desejos, nossos objetivos e sonhos e principalmente o estabelecimento de nossas metas, a curto, médio e longo prazo.
Estabelecidas as metas, temos que pensar positivo (eu sou capaz, estou no caminho certo), aperfeiçoar habilidades, métodos, fazer e errar quantas vezes forem necessárias e nunca desistir.
Outro ponto importante é praticar o “brainstorming”, aceitando opiniões e sugestões de outras pessoas, assim você estará expandindo suas ideias e possibilidades de negócios próprios e ou atividades profissionais.
Não fiquem esperando que as coisas caiam do céu, tomem iniciativa, tomem as rédeas de sua vida e de seus negócios. Saiba o que quer e nunca desista.
Após abandonar a zona de conforto e partir para a zona do crescimento, como nos exemplos anteriormente citados, as pessoas perceberão o quão foram importantes a tomada de decisão, a mudança de seus negócios para outro endereço, a chegada de novos clientes e a ampliação do leque de oportunidades através da criação de novos nichos atrelados a estes novos clientes bem como a satisfação dos parceiros.
Mesmo no exemplo de mudança de endereço, tanto comercial como residencial, as pessoas se beneficiarão das mudanças de ares pois serão forçosamente confrontadas com o passado, mas pensando sempre no imenso futuro de oportunidades que lhe aparecerão.
No mais, pense positivo, você é capaz, dê o primeiro passo e saia da zona de conforto. Abrace o mundo.
Sucesso!
Carlos Melo
This Post Has 0 Comments