Skip to content

Fogo Amigo!

Acontece e muito, quando em nossa sã essência queremos resolver algo rápido e acabamos por invadir um território aliado e promover ações para eliminar um mal em comum, mas que acaba por atingir, ferir e as vezes até matar os amigos que lutam pela mesma causa.

Essa falta de pensar, de planejar, de dividir para conquistar, de conversar, nos torna reféns de nossa própria busca de soluções, favorecendo o desperdício de tempo, de energia e as vezes se encerram parcerias que seriam muito produtivas para ambos os lados.

O ego, a emoção, o momento quando fala mais alto que a razão poderá produzir essa situação, bem como a maldade, a ignorância, a vontade de ser mais e melhor em relação aos outros, sendo que deveria buscar ser mais e melhor em relação a você mesmo. São inúmeros motivos e nenhum será justificável, pois haverá perdas.

Dentro das organizações ocorre esta situação e em algumas vezes tem se um mediador para acalmar os ânimos, mas em outras não. Colocar sentimentos dentro de ambientes onde deveria se ter racionalidade torna tudo e todos hostis. Pois na régua que mede o sentimento cada um tem sua medida, o que pode ser sem risco para você pode ser o fim para o outro, praticar a empatia ajuda a equilibrar.

Em todo relacionamento pode ocorrer, sim, atente-se para verificar a frequência e a intensidade. Se vier a aumentar pode procurar que há algo muito errado e tem que ser tratado rápido, pode ser que não estamos em um bom momento de relações humanas.

No meio de tudo isso quem mais perde, são as empresas, que ficam gerenciando crises internas e o mercado e a concorrência ficam a vontade para agir, isso quando esta situação fica resolvida e clara para ambos os lados, porque senão ficar, estaremos diante de um nascimento mortal para o negócio, uma guerra fria, que visa somente destruir a outra parte. O cenário seria esse: sua empresa seria o barco, em uma ponta estaria um time se preparando para disparar um míssil para tingir o mesmo time que está na outra ponta, e estes por sua vez estão enviando um torpedo. Verá que não haverá vencedores pois o barco é o mesmo, e ele afundará sendo atingido pelo alto e por baixo, e ambos comemorarão as suas vitórias individuais e amargarão com a derrota coletiva.

Treinamento e desenvolvimento humano, capacitam as pessoas e as fazem pensar antes de fazer, diminuindo e muito o atrito, favorecendo a criatividade, a energia, trazendo o melhor de cada um à tona. Pode ser pouco e sem valor, mas debater um tema, assistir uma palestra, participar de aulas, aguça o pensamento coletivo e alguns se transformarão em projetos.

Saiba identificar quando atacar um amigo, tenha humildade de reconhecer e se redimir com palavras e atitudes, por mais que o tempo para alguns será aliado, em algum momento pode ser que faça um ataque errado, tome cuidado para amigos não virarem inimigos, seja firme para que os seus inimigos se tornem guerreiros de uma boa causa.

Imagine o quanto de tempo dedica-se a ouvir, falar ou resolver conflitos dentro da própria organização, é muita perda e muito investimento sem retorno. Esvaziam os bolsos, as contas bancárias e a nossa energia, sendo que tudo isto poderia ser utilizado em prol de muitos projetos benéficos ao negócio.

Quantas horas já perdeu com pessoas e situações que nunca mudaram ou mudarão?

 

Bons negócios, de vida aliás!

Obermayer Júnio

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top